Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Interpretação e pressão externa: os pontos que geram debate no VAR

Reclamação de jogadores, ironia e irritação de treinadores: VAR gera debate - com ou sem fundamento - no Brasil, e o LANCE! mostra alguns pontos

Lance|

Os pontos que geram debate no VAR
Os pontos que geram debate no VAR Os pontos que geram debate no VAR

O VAR foi protagonista nas finais estaduais que aconteceram neste domingo. Entre reclamações, soluções e até piada pelo desligamento elétrico, o árbitro de vídeo ficou marcado na decisão do Campeonato Carioca - anulando o gol de Bruno Henrique -, no Campeonato Paulista - com gritos de vergonha - e em outros estados,veja alguns pontos que tem virado debate, nestas e em outras partidas no futebol brasileiro. Confira!

Leia também

A DECISÃO É DE QUEM?

A utilização do VAR é clara nesse sentido: a decisão final é do árbitro de campo, mas os auxiliares podem ajudá-lo na marcação.

Dentro das quatro linhas, no entanto, uma das principais reclamações feitas por jogadores e treinadores é que o árbitro já está intencionado a mudar de posição quando é acionado pelo recurso. É o caso, por exemplo, do técnico Felipão, do Palmeiras, que reclamou na semifinal do Campeonato Paulista.

Publicidade

- Eu já disse uma vez, que não tem o que falar. Todos estão vendo que quem manda no jogo é quem está na cabine. Se assobiar na cabine, o cara troca aqui. O árbitro não manda mais nada, zero, ele não toma decisão nenhuma. Ele está esperando que o lá de cima fale alguma coisa. Ele não tem autoridade mais nenhuma. Zero. Não é pelo jogo de hoje. Está sendo assim em todo lugar. Aqui, no Rio - declarou.

DEMORA PARA TOMADA DE DECISÃO

Publicidade
Jogadores reclamam da demora de se tomar uma decisão via VAR
Jogadores reclamam da demora de se tomar uma decisão via VAR Jogadores reclamam da demora de se tomar uma decisão via VAR

Foram três minutos e 12 segundos de demora para os auxiliares de vídeo analisarem o lance em que foi anotado impedimento do atacante Deyverson no empate por 0 a 0 contra o São Paulo, no Allianz Parque. Isso gerou reclamação no Campeonato Paulista, mas é um problema nacional - muito pela falta de costume com o recurso.

Veja mais: Entenda como será usado o VAR no Paulista e no Brasileirão

Publicidade

Ainda se demora muito para tomar decisões. Os 192 segundos superam o tempo considerado ideal pela Fifa, que é de menos de 60 segundos. Entretanto, o relatório de utilização do VAR apresentado pela Fifa mostra que se perde mais tempo com tiros de meta, cobranças de falta e laterais que na utilização do recurso.

LANCES INTERPRETATIVOS

Outra queixa é o fato de festejar gols, que depois são anulados pelo VAR
Outra queixa é o fato de festejar gols, que depois são anulados pelo VAR Outra queixa é o fato de festejar gols, que depois são anulados pelo VAR

Esse tem sido - de longe - o principal problema dos árbitros porque, claramente, não há uma decisão matemática. Interpretação não é sim ou não, é talvez. E o talvez no futebol brasileiro, historicamente, é carregado de confusão, polêmica e reclamação. No Campeonato Carioca, dois lances interpretativos viraram problemas para o VAR.

Veja mais: 'Eu estava impedido, por isso não deram pênalti', diz Love sobre VAR

Na semifinal da Taça Rio, o gol de Léo Santos, do Fluminense, contra o Flamengo, foi anulado devido uma suposta falta de Matheus Ferraz no lance. A decisão dividiu opiniões, mas o árbitro viu falta. Assim como na decisão do torneio, neste domingo, onde o tento de Bruno Henrique foi anulado por impedimento, mas muitos defendem que a rebatida de Werley iniciou uma nova jogada.

VELOCIDADE VISTA NO VAR

Dedé é expulso na Libertadores após revisão de lance via VAR
Dedé é expulso na Libertadores após revisão de lance via VAR Dedé é expulso na Libertadores após revisão de lance via VAR

O Cruzeiro sofreu um enorme prejuízo durante o jogo contra o Boca Juniors, pelas quartas de final da Libertadores. Depois de um choque entre Dedé e Andrada, o zagueiro da Raposa acabou expulso pelo árbitro Eber Aquino. O cartão vermelho saiu após o VAR ser acionado.

Veja mais: VAR é aprovado por unanimidade e deve estrear no Brasileirão

Mas, a polêmica foi pela velocidade em que o árbitro viu o lance. Nas câmeras que mostraram o replay, ficou claro que a velocidade - mais lenta que o normal - deram a entender que o choque foi intencional. Pouco depois, isso foi corrigido e os lances em velocidade normal também passaram a ser exibidas.

QUALIDADE DE IMAGEM NO VAR

Debate no VAR
Debate no VAR Debate no VAR

No Campeonato Paulista, a FPF classificou a jogada do gol do Novorizontino, que abriu o placar no empate por 1 a 1 contra o Palmeiras, como normal por não ter toque de braço de Murilo Henrique na bola. A Federação divulgou vídeo com ângulo específico para sustentar a tese, mas o Palmeiras reclamou de forma acintosa.

Enquete: Você é a favor do uso do VAR no Brasileirão 2019?

O ângulo apresentado foi diferente do usado pelo clube paulista para se queixar de que a arbitragem não deveria ter validado o gol. Além disso, a qualidade da imagem - muito baixa quando comparado com a televisão - chamou atenção. Na sequência, voltou a chamar o torneio de "Paulistinha".

TUMULTUO ENTRE JOGADORES E TÉCNICOS

VAR não acabou com polêmicas e reclamações no futebol brasileiro
VAR não acabou com polêmicas e reclamações no futebol brasileiro VAR não acabou com polêmicas e reclamações no futebol brasileiro

Mesmo com o VAR, a reclamação rola solta no futebol brasileiro. Tudo é motivo para questionar a decisão ou pedir para o árbitro observar o vídeo. Isso tem criado um clima de nervosismo nas partidas em que o recurso está presente - principalmente fases finais de torneios. Os próprios técnicos tem sido advertidos com frequência pela exaltação durante as partidas.

Veja mais: Lugano critica arbitragem na final do Paulistão: 'Não há limites'

No documento divulgado pela Fifa, diz que o jogador que pedir o uso do VAR sem a concordância da arbitragem pode ser punido com cartão amarelo, mas isso é pouco visto no Brasil. Por outro lado, rodinhas de reclamações são frequentes a cada partida. O árbitro acaba virando um refém da ferramenta.

PRESSÃO NOS ÁRBITROS

Pressão sobre a arbitragem só se intensificou com demora
Pressão sobre a arbitragem só se intensificou com demora Pressão sobre a arbitragem só se intensificou com demora

Incomodada com o clima hostil em torno dos árbitros, a Ferj alterou o posicionamento do monitor do árbitro de vídeo no Maracanã. Inicialmente presente na saída do túnel de acesso ao vestiário, a tela foi instalada na linha lateral oposta. No Fla-Flu da semifinal da Taça Rio, ambos os bancos ficaram pressionando o árbitro durante as suas revisões.

COMEMORAÇÕES EM VÃO

Luan festejou gols que acabaram anulados pelo VAR
Luan festejou gols que acabaram anulados pelo VAR Luan festejou gols que acabaram anulados pelo VAR

Luan, do Atlético-MG, teve dois gols anulados contra o Boa Esporte, na semifinal do Campeonato Mineiro. Pouco depois, disparou contra o recurso, dizendo que "não sabe se comemora o gol ou não". Essa reclamação não é de agora, tendo outros jogadores que também questionaram sobre o atraso nas comemorações de gols no futebol brasileiro.

Final é sinônimo de clássico? Confira as zebras dos Estaduais pelo Brasil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.