Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Ídolo nacional, Zagallo marcou a história do futebol carioca

Velho Lobo passou pelos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro como treinador e por dois como jogador

Lance

Lance|Do R7


Lance
Zagallo em sua primeira passagem como treinador do Botafogo (Foto: Reprodução) Lance

Mario Jorge Lobo Zagallo foi uma lenda do futebol brasileiro e mundial, mas no Rio de Janeiro ele ficou marcado de uma forma especial. O Velho Lobo passou pelos quatro grandes do estado como treinador, além de ter jogado por Flamengo e Botafogo.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Foi no Rubro-Negro, inclusive, que Zagallo se profissionalizou como atleta. Após fazer base no tradicional América-RJ, chegou ao Flamengo em 1950 e foi tricampeão carioca, além de torneios amistosos internacionais. Deixou o clube em 1958, contra sua vontade.

Após sua passagem vitoriosa no Fla, Zagallo foi atuar no Botafogo. Pelo Glorioso, foi bicampeão carioca e bicampeão do Rio-São Paulo. Ao todo, marcou 23 gols em 302 partidas. Zagallo fazia aniversário em 9 de agosto, quando se comemora o “Dia do Botafoguense”, em sua homenagem.

Publicidade

Como treinador, marcou época mais uma vez no futebol carioca, principalmente nos times em que jogou. No comando do Botafogo, Zagallo conquistou dois Cariocas e um Campeonato Brasileiro, em 1995, o último do clube alvinegro.

➡️ Confira quais times Lobo Zagallo treinou!

Publicidade

O Velho Lobo também é um histórico técnico do Flamengo. Zagallo comandou o Rubro-Negro em três oportunidades, e conquistou dois Cariocas, em 1972 e 2001. O último ficou marcado pelo gol de Petkovic ao 43 minutos, na final contra o Vasco.

Pelo Fluminense, Zagallo teve uma passagem de apenas um ano, em 1971, e conquistou o Campeonato Carioca. Entretanto, deixou no torcedor um gostinho de "quero mais", afinal, o técnico extraiu bem as qualidades de alguns jogadores do time.

Já no Vasco, mesmo não tendo tanto sucesso, o “Formiguinha”, como era chamado, foi campeão de sete torneios amistosos. Ele teve duas passagens pelo Gigante da Colina, uma na década de 1980 e outra na década de 1990.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.