Lance G4, Sul-Americana e degola: veja objetivos de todos os clubes na última rodada do Brasileirão

G4, Sul-Americana e degola: veja objetivos de todos os clubes na última rodada do Brasileirão

Lance! prepara guia para torcedores acompanharem a 38ª rodada do Campeonato Brasileiro

Lance
  • Lance | por Lance

Brasileirão de 2023 acaba nesta quarta-feira (6)

Brasileirão de 2023 acaba nesta quarta-feira (6)

Lance

O Brasileirão 2023 terá sua última rodada disputada nesta quarta-feira (6), com várias definições ainda em aberto. Apesar de o Palmeiras ser o virtual campeão, muitas equipes lutam dos dois lados da tabela e têm objetivos importantes no último jogo da temporada.

Para facilitar a vida do torcedor, a reportagem preparou um guia com a missão de cada clube, desde a vaga direta para a Libertadores até a fuga do rebaixamento. 

Clique aqui e receba as notícias do R7 Esportes no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto

A briga pelo título é uma das mais simples. A matemática diz que o Palmeiras tem mais de 99,9% de chance de ser campeão brasileiro, e apenas um "milagre" pode fazer Atlético-MG ou Flamengo levantarem a taça nesta quarta-feira.

O clube paulista não pode ser ultrapassado na pontuação e será campeão com um empate contra o Cruzeiro. Até mesmo se perder, o Verdão deve ficar com a taça. Isso porque a diferença de saldo de gols é grande para os dois rivais abaixo.

Com o título distante, o objetivo mais realista para Atlético-MG e Flamengo é ficar no G4 e garantir uma vaga direta na Libertadores. Grêmio e Botafogo aparecem logo atrás na tabela e têm a mesma meta.

São três vagas para quatro times. Um deles terá que se contentar com o G6, ao lado do Red Bull Bragantino.

Das seis vagas brasileiras para a Sul-Americana 2024, cinco já estão preenchidas. A última será disputada por Cruzeiro e Santos. O clube mineiro tem situação confortável e precisa de apenas um empate para garantir a vaga. Já o Peixe tem que vencer o Fortaleza e torcer por uma derrota cruzeirense.

O objetivo principal do Santos, no entanto, é garantir a permanência na Série A. Os outros dois clubes com a mesma missão são Vasco e Bahia. Dois se salvam, e um será rebaixado à Série B.

Oito clubes não têm objetivos esportivos na última rodada do Brasileirão, mas buscarão a melhor posição possível na tabela para garantir uma premiação maior. Conforme mostrado pelo Lance! Biz, cada troca de lugar pode significar milhões a mais ou a menos nos cofres dos times.

O Red Bull Bragantino, por exemplo, está garantido no G6 e sem chance de G4, mas pode tomar a quinta posição do Botafogo. Fluminense e São Paulo já têm vagas asseguradas na Libertadores, mas ainda podem ser ultrapassados por rivais na classificação.

Athletico-PR, Inter, Fortaleza, Cuiabá e Corinthians já garantiram vaga na Sul-Americana e não têm possibilidade de chegar ao G6, mas também podem subir posições — e garantir milhões de reais a mais — na última rodada do Brasileirão.

De público recorde a vantagem histórica: veja sete motivos que tornam o Brasileirão 2023 especial

Últimas