Versatilidade põe Paquetá no radar europeu, mas cobrança sobe no Fla
Assim como o Rubro-Negro, o camisa 11 não passa por melhor momento na temporada, mas convocação para a seleção potencializa da Europa
Futebol|Do R7
A sequência de resultados ruins no Campeonato Brasileiro passa pela queda de rendimento de alguns atletas, em especial Lucas Paquetá. O entendimento é parte do resultado das conversas entre direção, departamento de futebol e comissão técnica do Flamengo que aconteceram nos últimos dias visando entender e encontrar soluções para o momento da equipe nas competições.
Veja também: Léo Duarte defende trabalho de Barbieri no Fla: 'Total confiança'
Uma das missões de Maurício Barbieri na semana livre de compromissos é ajudar o jovem a reencontrar o bom futebol da primeira parte da temporada que o colocou como um dos principais atletas do Flamengo no ano. O jovem, titular em 44 partidas, é o terceiro com mais minutos em campo em 2018.
Além da recuperação física e ajuste tático, Paquetá receberá apoio psicológico do clube. No dia a dia, o elenco rubro-negro já trabalha com Alberto Filgueiras. Agora, a expectativa é de que o camisa 11 volte a ter as atuações que o fizeram ser convocado por Tite para a Seleção Brasileira principal pela primeira vez.
Veja também: Veja como o Flamengo lidera o Brasileirão em cartões vermelhos
Para o Flamengo seguir na disputa do título do Brasileirão - recebe o Atlético-MG domingo, no Maracanã - e alcançar a final da Copa do Brasil - decide uma vaga na decisão contra o Corinthians, na próxima quarta, em São Paulo - é fundamental que Lucas Paquetá esteja em boas condições, e o meio-campista tem o apoio e confiança dos companheiros, garante o capitão e zagueiro Réver.
- Acredito que a queda de rendimento pode ser por ser um dos que mais atuou esse ano. O Paquetá fez quase 50 jogos no ano, uma coisa absurda. O pessoal do Centro de Excelência em Performance (CEP) está fazendo com que tenha a recuperação necessária. Todos conversam e tentamos passar tranquilidade.
Clubes europeus de olho, mas nada de proposta
As atuações pelo Flamengo e a recente convocação para a Seleção Brasileira já colocam Lucas Paquetá no radar de vários grande clubes do Velho Continente.
Recentemente, o meia de 20 anos ganhou destaque em várias publicações da Itália e Espanha, por exemplo, mas nada oficial chegou à Gávea. Nesta semana, foi a vez da imprensa inglesa pôr o jovem meia na mira do Manchester United.
Barcelona, Chelsea, Liverpool, Milan, Paris Saint-Germain foram alguns dos clubes com interesse em Paquetá citados pela imprensa europeia nos últimos meses. O diário espanhol "Sport" o classificou como a "nova pérola brasileira". A versatilidade e a técnica apurada do jovem chamam a atenção dos europeus.
Veja também: Barbieri defende atacantes e destaca valentia do Fla no clássico
Cria da Gávea, Paquetá tem contrato até dezembro de 2020, podendo assinar um pré-contrato com qualquer outro clube a partir de julho do ano que vem.
Entre o Fla e o jogador, no momento, não há conversas por uma renovação - a última foi assinada em março de 2016 e com multa de cerca de R$ 240 milhões.
Internamente, a diretoria já trabalha com a possibilidade de não contar com Lucas Paquetá em 2019. Ricardo Lomba, recentemente, afirmou que o Fla procurará um substituto a partir do momento que a transferência se tornar realidade. É importante ressaltar que o clube passará por eleições presidenciais no fim desta temporada e o atual VP de futebol é o candidato da situação.
Veja quem são os queridinhos das 12 principais equipes do Brasileirão