Tite vive expectativa por estreia com a Seleção Brasileira no Maracanã: 'Vou me tornar técnico'
Treinador da Seleção fez questão de lembrar da sua primeira final como técnico, ainda no interior do Rio Grande do Sul, e falou do sentimento de chegar na final da Copa América
Futebol|Do R7
Após vencer a Argentina por 2 a 0 no Mineirão e garantir a vaga na final da Copa América, Tite já vive a expectativa da sua primeira decisão pela Seleção Brasileira. No próximo domingo, o Brasil vai encarar Chile ou Peru pela final da Copa América. E a decisão não poderia ter um palco melhor: o Maracanã. Será também o primeiro jogo do treinador com a Seleção no estádio.
- A primeira coisa que me remete foi a gratidão no início da carreira, meu diretor no Veranópolis, que falava que o primeiro a gente nunca esquece. Foi lá no Veranópolis. Chego com muita tranquilidade, sabendo que é uma exposição muito grande. Mas com muita paz, de fazer o trabalho, de seguir na mesma forma, preparação, pedindo para os atletas seguirem a recuperação. Tem outra coisa, vou me tornar verdadeiramente técnico da seleção brasileira. A boleirada fala assim: "jogou bola?". Eu falo: "joguei". Eles perguntam: "jogou no Maracanã?". Eu vou treinar no Maracanã - disse Tite em entrevista coletiva após a vitória sobre a Argentina pela semifinal da Copa América.
O treinador também falou sobre a boa partida do atacante Gabriel Jesus, que marcou seu primeiro gol na competição. Tite fez questão de elogiar a entrega do jogador que, além do gol, deu a assistência para o gol de Firmino.
- Segunda jogada foi de velocidade, de exposição. A gente tem jogadores com essas características. Vai rodando, vai diluindo, entra num ritmo melhor. O Gabriel cativa todos profissionais que trabalham com ele. Ele tem uma marca, não se entrega nunca. Eu só coloco para ele para suportar a dor um pouquinho. Ele vai refinar a conclusão, porque é jovem, está trabalhando em um grande centro. Vai melhorar. Se pedir para fazer 50 finalizações, ele vai fazer 51.
Sobre a partida, mesmo com a eliminação da Argentina, o técnico Tite elogiou a qualidade do time adversário, valorizando a classificação para a final, e chamou Messi de "extraterreste":
- (Vencer a Argentina) valoriza a chegada na final. Grande jogo, duas equipes com recursos técnicos impressionantes. Falei com Scaloni. Messi é extraterrestre. É excepcional. Tanto nas ações com bola, como sem, de participação no jogo. Fora as qualidades individuais dos outros atletas, mas ele merece essa reverência. E neutralizar um jogador, diminuir as ações, você não consegue, mexe um pouco na estrutura. Trouxe Firmino mais atrás para diminuir as ações dele. Ficamos com menos posse de bola do que normalmente temos. Trouxe a efetividade, nas jogadas, de ser decisivo. Mais um passo para ir à final.