Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Irã autoriza mulher em estádio nos jogos de homens, mas com ressalvas

Torcedoras só poderão assitir aos jogos da seleção, não de clubes. Medida vem após morte de Sahar Khodayari, que ateou fogo no corpo em protesto

Futebol|

Desde 1979 que as mulheres são proibidas de ir aos estádios
Desde 1979 que as mulheres são proibidas de ir aos estádios Desde 1979 que as mulheres são proibidas de ir aos estádios

As mulheres iranianas vão poder frequentar jogos de futebol em seu País, mas apenas em jogos da seleção. De acordo com anúncio feito, nesta sexta-feira, pelo Ministério do Esporte de Teerã. A medida acontece após a morte de Sahar Khodayari, que foi processada por tentar entrar em um jogo disfarçada de homem. A torcedora do Esteghlal ateou fogo em seu próprio corpo como forma de protesto.

- Todas as preparações necessárias foram feitas de maneira que as mulheres, inicialmente permitidas somente em partidas internacionais possam entrar nos estádios de futebol - anunciou o ministro Masoud Soltanifar.

Outras medidas

A primeira partida masculina com presença feminina nas arquibancadas vai ser no dia 10 de outubro, no Estádio Azadi, na capital. O Irã vai enfrentar o Camboja. Foram criadas entradas separadas e adaptações dentro dos banheiros. A segurança também vai ser reforçada.

Publicidade

A proibição

Atualmente, as mulheres só podem assistir partidas de equipes femininas. A Fifa já fez vários apelos para que o governo iraniano mudasse sua posição. Desde a revolução islâmica, em 1979, as mulheres foram proibidas de frequentas estádios em jogos masculinos. A proibição se dá para proteger as mulheres "das grosserias dos homens".

Publicidade

Em 2018, o procurador-geral do Irã, Mohamed Jafar Montazeri declarou que não concordava que as mulheres fossem aos estádios e "encontrassem homens quase pelados com roupas de esporte", e que isso levaria "ao pecado".

Curta a página do R7 Esportes no Facebook. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.