Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Iraniana se suicida após condenação por tentar ver um jogo de futebol

Sahar Khodayari colocou fogo no próprio corpo, após saber que poderia ficar presa por até seis meses após ter ido ao estádio assistir seu time, o Esteghlal

Futebol|Do R7

Mulheres puderam assistir à transmissão da Copa 2018, em Teerã, no Irã
Mulheres puderam assistir à transmissão da Copa 2018, em Teerã, no Irã Mulheres puderam assistir à transmissão da Copa 2018, em Teerã, no Irã

Sahar Khodayari só queria assistir a uma partida de seu time do coração, o Esteghlal. Mas ela vivia no Irã, onde mulher é proibida de assistir nos estádios homens jogando futebol. A torcedora vestiu roupas masculinas, uma peruca azul e tentou entrar, mas foi pega pela polícia.

Por este crime, ela poderia ser condenada por até seis meses de prisão. Sahar não aguentou a pressão e colocou fogo no próprio corpo na última segunda-feira (9), em frente ao Tribunal em que seria julgada. Ela chegou a ser levada a um hospital em Teerã, capital do País árabe, mas não resistiu e morreu.

Sahar, ou a Menina Azul, como era conhecida já que seu time usa as cores azul e branca, tinha 30 anos e tentou entrar no estádio no mês de março. Na época, chegou a passar três noites na cadeia. O julgamento foi essa semana e ela seria punida.

Torcedores do Esteghlal vestidos de azul
Torcedores do Esteghlal vestidos de azul Torcedores do Esteghlal vestidos de azul

O clube Esteghlal, um dos maiores do Irã, publicou uma nota oficial em que lamenta a morte da torcedora e prestou homenagem a Sahar e à sua família.

Publicidade

A Roma, time italiano, também publicou no Twitter um texto em que pede que todos nos Irã possam assistir ao futebol juntos.

Desde 1979, com a vitória da revolução islâmica, as iranianas não podem frequentar estádio em jogos de futebol masculino. A presença feminina é aceita em todas as outras modalidades, independentemente das disputas serem entre homens ou mulheres.

Publicidade
Torcedora do Irã, em Kazan, na Rússia na Copa 2018
Torcedora do Irã, em Kazan, na Rússia na Copa 2018 Torcedora do Irã, em Kazan, na Rússia na Copa 2018

Na Copa de 2018, as mulheres puderam assistir à partida entre Irã e Espanha, no estádio Azadi, em Teerã, onde foi retransmitido o jogo que os espanhóis venceram por 1 a 0. Na Rússia, as torcedoras também estiveram nas arenas.

Desde então, a Fifa pressiona a Federação Iraniana para conseguir terminar com esta proibição. No último dia 26 de agosto, foi autorizado que mulheres assistam à partida entre Irã e Camboja, no próximo dia 10, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar, em 2022.

Publicidade

Nas redes sociais, pessoas do mundo todo usam a #BlueGirl (Menina Azul), para lamentar a morte de Sahar e pedem que mulheres sejam liberadas nos estádios de futebol. 

Curta a página do R7 Esportes no Facebook. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.