Fluminense está invicto desde mudança de Fernando Diniz e volta de Yago Felipe ao time titular
Apesar da campanha consistente, Tricolor passou por um período de oscilação com três derrotas seguidas. Retorno do meio-campista deu mais segurança e dinâmica ao setor
Futebol|Do R7

Apesar da campanha consistente, o Fluminense passou por um momento de turbulência no início de outubro quando ficou três jogos sem vencer. Incomodado com a queda de rendimento, Fernando Diniz promoveu uma mudança que tem surtido efeito e dando mais segurança ao meio de campo. Desde a entrada de Yago Felipe, o time não perdeu mais e carimbou a vaga na Libertadores 2023.
Depois da saída de Nonato, que assinou com o Ludogorets, da Bulgária, o treinador tentava encontrar uma solução para fortalecer o meio. Martinelli foi o substituto imediato e tem dado conta do recado com boas atuações. No entanto, Diniz decidiu colocar mais uma peça para preencher o setor e sacou o atacante Matheus Martins, que estava em baixa.
+ Confira e simule a tabela do Campeonato Brasileiro
Ao longo do ano, Yago perdeu espaço e ficou a maior parte do tempo longe dos momentos decisivos. Observou do banco o time crescer e sonhar com o título do Brasileirão, assim como a eliminação na Copa do Brasil. A conquista não veio, mas o volante voltou a ser importante e não saiu mais da equipe titular.
A mudança ocorreu logo após o revés para o América-MG, em pleno Maracanã. Na ocasião, o Tricolor praticamente não entrou em campo e foi dominado pelo Coelho com facilidade. Para aparar as arestas e o princípio de crise, o treinador colocou Yago entre os titulares contra o Avaí, na Ressacada e o resultado foi o melhor possível.
- A mudança do Yago foi para ganhar volume e marcação, e ele foi titular praticamente em toda sua trajetória aqui, um exemplo de dedicação, vem construindo essa volta dele, e acho que foi muito boa, acho que ele ajudou o Arias e o Ganso no jogo também. A ideia foi muito correspondida, que era dar volume e marcação - disse o treinador após triunfo sobre o Avaí.
O jogador não é um exímio armador, nem o protagonista com gols e passes decisivos. Tem mais o estilo coadjuvante, que 'carrega o piano' com bom poder de marcação e ajudando nas transições ofensivas. Em alguns momentos, aparece como elemento surpresa como foi contra o River Plate, na Libertadores 2021, e arrisca a finalização para levar perigo.
- Conseguimos ajustar o que não fizemos há quarenta dias, quando perdemos nossa chance de disputar a final. Tínhamos um time mexido, na configuração do jeito que a gente joga. É diferente tirar um jogador e colocar outro. É um sistema orgânico e dinâmico, os encaixes acontecem com o grau e complexidade maior - frisou Diniz depois da vitória sobre o Corinthians, antes de emendar:
- Esses quarenta dias fomos achando um novo time. Se o Nonato tivesse saído antes, a gente chegaria para aquela semifinal com criação mais ajustada que temos hoje. O time conseguiu se reencontrar rápido para poder de fato ter protagonismo dentro e fora de casa - explicou.
Além disso, Yago Felipe está há cinco meses invicto em jogos que começou entre os titulares. Na atual temporada, disputou 30 jogos como titular, com vinte vitórias, seis empates e apenas quatro derrotas. Sob o comando de Fernando Diniz, só perdeu um jogo entre os onze, quando atuou improvisado na lateral-esquerda, contra o Flamengo.
Veja os números de Yago Felipe como titular pelo Fluminense em 2022
30 jogos
20 vitórias
6 empates
4 derrotas (uma com Fernando Diniz)
4 assistências
2 cartões amarelos