Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Flamengo vê ousadia coroada com estrela de jogadores do banco, e Ceni obtém feito inédito pelo clube

Para alcançar 'vitória histórica' contra o Bahia, Rubro-Negro precisou de pilares para sustentar a 'força mental' enaltecida por Rogério Ceni, no último domingo, no Maracanã

Futebol|

Lance
Lance Lance

Nos dois últimos jogos do Flamengo, Rogério Ceni teve as primeiras semanas livres para treinamentos. E ocorreram duas vitórias, ambas no Maracanã, sendo que a mais recente, sobre o Bahia por 4 a 3, o técnico contou com trunfos oriundos do banco de reservas: Pedro e Vitinho marcaram e deram a eletrizante virada sobre o Tricolor, no duelo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

E há uma curiosidade acerca das marcas de Pedro e Vitinho, que entraram quando o placar representava um tropeço (o segundo foi acionado quando o jogo estava 3 a 3): foram as primeiras vezes que algum jogador saiu do banco para balançar as redes na Era Rogério Ceni. Um feito inédito obtido, portanto.

Em nove jogos (quatro vitórias, três empates e duas derrotas) no Fla, Ceni nunca tinha visto um atleta alterar o placar. O técnico acredita ter sido coroado pela ousadia nas substituições - cabe lembrar que o Fla, pela expulsão de Gabigol aos 9 minutos da etapa inicial, jogou com um a menos durante boa parte do duelo.

- É uma vitória extremamente simbólica pela maneira como aconteceu. Pedro entrou e fez gol. Vitinho entrou e fez gol. Arriscamos tudo com Diego Ribas de primeiro volante, Gerson como armador, e tudo isso com um jogador a menos. Isso é de extremo valor para gente - falou Ceni, emendando:

Publicidade

- É incrível que a partida tem 90 minutos, e jogamos mais de 90 minutos com um jogador a menos. Então, foi um jogo histórico. Estar ganhando por 2 a 0, fazer um gol com um jogador a menos, tomar a virada para 3 a 2 e reunir forças psicológicas, ter força mental... As substituições que contra o Racing deram resultado por nos levar para os pênaltis, agora nos trouxeram a vitória que nos mantém vivos no Brasileiro. Ainda bem que temos uma semana para trabalhar pelo desgaste.

OS TRÊS PILARES DA 'VITÓRIA HISTÓRICA'

Publicidade

Dá para apontar três pilares que sustentam o fator "força mental" acentuado na briga pelo Octa: o gol da vitória ser de um jogador contestado (Vitinho); o equilíbrio psicológico dos companheiros de Gerson, e do próprio camisa 8, evidentemente, para seguir o foco no jogo e na virada; e, por último, a virada depois de estar à frente do placar e atuar com 9 na linha quase toda a peleja.

Ontem, foi uma típica vitória que simboliza mais do que os cinco pontos de diferença do Flamengo para o líder, São Paulo. Tanto que o treinador não titubeou ao realçar a relevância do triunfo para mantê-los "vivos".

Publicidade

> Confira e simule a tabela do Campeonato Brasileiro

E, conforme salientado por Rogério Ceni, o Flamengo voltará a ter uma semana cheia para descansar e aprimorar as partes física e tática visando o próximo jogo, que será diante do Fortaleza, dia 26 (o último do ano), no Castelão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.