Campeonato Brasileiro

Futebol Fim do Brasileirão: saiba quem vai para Libertadores, Sula e Série B

Fim do Brasileirão: saiba quem vai para Libertadores, Sula e Série B

Grêmio e Bahia se juntam a Sport e Chape como rebaixados; já o Flu e o América-MG disputarão o principal torneio do continente

Lance
Campeonato Brasileiro de 2021 chegou ao fim em rodada bastante movimentada

Campeonato Brasileiro de 2021 chegou ao fim em rodada bastante movimentada

Lance

Em noite agitada, marcada por 24 gols e emoção até o fim, o Campeonato Brasileirão 2021 se encerrou nesta quinta-feira (9). Assim, ficou definido que o Grêmio, de fato, jogará a Série B ao lado do Bahia, que tomou a virada para o Fortaleza. Fora isso, Artur, no apagar das luzes, tirou o Fluminense da sexta colocação e garantiu o Red Bull Bragantino na fase de grupos da Libertadores. A seguir, confira como ficou o futuro de cada time para 2022.

CLASSIFICADOS PARA A LIBERTADORES

Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras, Fortaleza e Corinthians já estavam garantidos na fase de grupos independentemente do que acontecesse nesta noite. A última vaga para esta fase da competição continental ficou com o Red Bull Bragantino, que venceu o Internacional por 1 a 0.

Assim, Fluminense e América-MG entrarão nas fases iniciais da Copa Libertadores. Ambos os times venceram, mas, como o time de Bragança Paulista conseguiu triunfar, a dupla ainda precisará batalhar por vagas na fase de grupos.

Além deles, o Athletico-PR jogará a Libertadores. O Furacão terminou o torneio da 15ª colocação, mas, como foi campeão da Sul-Americana, já tem vaga garantida na fase de grupos.

CLASSIFICADOS PARA A SUL-AMERICANA

Já Atlético-GO, Santos, Ceará, Internacional, São Paulo e Cuiabá são os times que vão disputar a segunda competição mais importante da América do Sul.

Vale lembrar que o Dourado ainda corria o risco de cair para a Série B com uma determinada combinação de resultados que não aconteceu. O Atlético-GO, por sua vez, que bateu o Flamengo, garantiria vaga na Libertadores se Fluminense ou América-MG tivessem tropeçado.

REBAIXADOS PARA A SÉRIE B

O Grêmio até venceu o Atlético-MG por 4 a 3, mas, ainda assim, amargou mais um rebaixamento em sua história. Isso aconteceu porque, além da derrota do Bahia, o Tricolor precisava que o Juventude perdesse para o Corinthians, o que não se deu.

O outro rebaixado é o Bahia, que sofreu a virada para o Fortaleza, na Arena Castelão, e jogará a Série B em 2022. Assim, Grêmio e Bahia se juntam a Sport e Chapecoense como os clubes rebaixados para a segunda divisão. Já o Juventude conseguiu escapar do rebaixamento, mas ficou na 16ª colocação, o que não o garante para nenhuma das competições continentais.

Campeões, Grêmio e Bahia sobem em ranking dos mais rebaixados

Últimas