Lance Flamengo e Gabigol dominam citações nas redes sociais em estudo feito durante o Cariocão

Flamengo e Gabigol dominam citações nas redes sociais em estudo feito durante o Cariocão

Ação da agência Sportsview com a Quaest monitora redes sociais para acompanhar reações dos torcedores durante os jogos e quais nomes mais comentados na internet

Lance
Lance

Lance

Lance

O Cariocão 21 tem em sua essência a inovação, e isso não falta na competição que se aproxima da grande decisão. Um dos diversos pontos inovadores apresentado na disputa deste ano é o monitoramento digital dos torcedores durante as partidas, mostrando as reações da torcida de cada equipe, uma espécie de arquibancada virtual.

+TABELA DO BRASILEIRÃO

Inédito no cenário nacional e exclusivo do Cariocão, o projeto é fruto da parceria entre a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, a Ferj, e a agência Sportsview, em conjunto com a Quaest.

Um algoritmo de inteligência artificial coleta dados de tudo que acontece no Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipédia e Google, detalhando assim cada reação digital do torcedor, seja elogio ou crítica, alegria ou tristeza, felicidade ou irritação, traduzindo aplausos ou vaias das arquibancadas.

Todos os dados coletados são processados pelo algoritmo criando um indicador de popularidade digital. O IPD (índice de popularidade digital) identifica diversos pontos na opinião dos torcedores nas plataformas de redes sociais: fama (seguidores e alcance), engajamento (reações e comentários), mobilização (compartilhamentos e fala espontânea) e valência (sentimento positivo x negativo). Durante as transmissões das partidas, o “torcidômetro” mostra as reações das torcidas frente os acontecimentos em campo.

- No mundo atual, principalmente pelo fato dos jogos serem disputados sem torcida, é fundamental entendermos o torcedor, esteja onde ele estiver. Por isso decidimos criar essa ação, que é inédita no cenário esportivo do Brasil e exclusiva do Cariocão. Tem sido muito legal observar os movimentos das torcidas nas redes sociais, entender as reações deles mesmo de casa. É o Cariocão cada vez mais inovador, cada vez mais conectado com seu torcedor, principalmente o público mais jovem e ativo nas plataformas digitais - comemora Fernando Ferreira, executivo da Sportsview.

Flamengo domina presença digital
O IPD do campeonato tem o Flamengo como grande destaque, seja entre clubes e seus jogadores. No índice entre as equipes, o campeão da Taça Guanabara e finalista do Cariocão 21 é o clube de maior participação nos meios digitais, seguido pelo Vasco da Gama, finalista da Taça Rio.

Na luta pelo troféu de campeão da competição, o Fluminense é o terceiro colocado, enquanto o Botafogo, que decide a Taça Rio com o Vasco, é o quarto no geral. Portuguesa, Bangu, Nova Iguaçu, Volta Redonda, Madureira, Boavista, Resende e Macaé, respectivamente, completam o quadro.

Entre os jogadores, o topo do ranking tem um líder isolado: Gabi. O atacante do Flamengo é o nome mais comentado na internet no IPD do Cariocão, seguido por companheiros de equipe. Gerson é o segundo, com Pedro Guilherme, Diego Ribas, Filipe Luis, Arrascaeta, Rodrigo Caio, Everton Ribeiro e Diego Alves na sequência.

Artilheiro do Vasco e vice na corrida pela artilharia do campeonato, o argentino Germán Cano é o 10º nome mais comentado no meio virtual no monitoramento feito pelo Cariocão. Na 12ª colocação, Fred é o mais bem colocado do Fluminense, enquanto o jovem Matheus Nascimento é o primeiro do Botafogo na lista, na 43ª posição.

O IPD do Cariocão registra ainda a participação de Lucas Strabko, o Cartolouco, 21º nome mais comentado na internet. Lucas foi registrado pela equipe do Resende, mas não chegou a entrar em campo durante as partidas da Taça Guanabara.

Últimas