Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Flamengo e Botafogo empatam em 1 a 1 com gols nos acréscimos

Em clássico de oscilações, Pedro Raul marca de voleio nos acréscimos, e Gabigol, no último minuto de pênalti, neste domingo no Maracanã 

Lance|

Jogo no Maracanã foi decidido após os 50 minutos do segundo tempo
Jogo no Maracanã foi decidido após os 50 minutos do segundo tempo Jogo no Maracanã foi decidido após os 50 minutos do segundo tempo

Teve de tudo no Flamengo e Botafogo realizado na manhã deste domingo, no Maracanã. Surpresas nas escalações, pressão, intensidade, erros, chances desperdiçadas de todos os lados e momentos de tirar o fôlego. Mas, após um embate movimentado pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, as duas equipes saíram de campo com um 1 a 1, com gols feitos nos acréscimos. Pedro Raul marcou para os alvinegros aos 51 minutos. Quatro minutos depois, Gabigol igualou o placar, graças ao pênalti assinalado com a ajuda do VAR.

O resultado deixa o Glorioso com seis pontos em quatro partidas, inicialmente na oitava colocação, enquanto os rubro-negros vão a cinco pontos em cinco jogos e sobem para a décima-segunda colocação. No próximo sábado, a equipe de Paulo Autuori mede forças com o Internacional no Nilton Santos, enquanto os comandados de Domènec Torrent enfrentam o Santos no domingo que vem na Vila Belmiro.

Fla incisivo, mas por linhas tortas

O desejo do técnico Domènec Torrent mudar a rota do Flamengo ficou nítido já na escalação: além da entrada de Matheuzinho no lugar do lesionado Jean Lucas, o meia Diego e o atacante Pedro Rocha se tornaram titulares no clássico. E o camisa 32 foi a grande "cartada" do Rubro-Negro na etapa inicial.

Publicidade

Bastante requisitado, Pedro Rocha deu trabalho à defesa do Botafogo com dribles, distribuindo passes e ajudando o Flamengo a empilhar chances. Após abrir caminho pela esquerda, ele passou para Willian Arão, que serviu Matheuzinho. O lateral finalizou e a bola foi salva por Gatito Fernández. Em seguida, o camisa 32 passou como quis por Kevin e cruzou. Bruno Henrique surgiu em meio à zaga alvinegra e cabeceou, mas novamente o camisa 1 espalmou.

Porém, mesmo com amplo domínio de posse de bola (71%) e rondando a área, a equipe pecava nos passes. Além disto, a opção de Gabigol atuar na ponta e Bruno Henrique ficar mais centralizado não foi tão eficaz. Enquanto o camisa 27 ia bem, o camisa 9 só teve uma chance clara quando voltou a ser deslocado para a área. Seu chute forte parou em Gatito Fernández.

Publicidade

No fogo cruzado

Além de penar para conter o ímpeto rubro-negro, mesmo tendo um trio de zaga, o Botafogo tinha dificuldades para avançar nos primeiros minutos de partida. Bruno Nazário esbarrava na forte marcação de Filipe Luís, enquanto Honda e Caio Alexandre eram marcados de perto por Diego e Éverton Ribeiro, respectivamente.

Publicidade

Aos poucos, no entanto, o Glorioso encontrou brechas para avançar com fôlego. Após tabelar com Kevin, Luis Henrique recebeu passe livre na área, mas o atacante, com o gol escancarado, chutou para a fora. Em seguida, o camisa 7 passou para Guilherme Santos, que esticou a Honda. O japonês mandou para fora.

Trancos e barrancos

A volta do intervalo foi marcada por um ritmo mais lento das duas equipes. Tropeçando em erros, Flamengo e Botafogo tiveram dificuldades para criar. Uma tentativa de cruzamento de Matheuzinho foi na direção do gol e obrigou Gatito a espalmar para escanteio. Enquanto freava a marcação do Rubro-Negro, o Botafogo conseguiu nova chance: Luis Henrique passou para Pedro Raul, que desperdiçou.

Alta voltagem, euforia e... VAR frustra Flamengo

As cartadas de Dome revigoraram o Flamengo na reta final. Com Thiago Maia no lugar de Diego, a equipe ganhou mais velocidade e, aos 29 minutos, balançou a rede. O volante passou para Bruno Henrique, que caiu após dividida. Na sobra, Filipe Luís foi à linha de fundo e cruzou. Gabigol, livre, completou para a rede. Em meio à euforia rubro-negra e os protestos botafoguenses, o árbitro Leandro Pedro Vuaden atendeu a um alerta do VAR, que anulou a jogada por toque de mão de Bruno Henrique.

O gol anulado não tirou o fôlego do Rubro-Negro, que terminou o jogo com quatro atacantes. Válvula de escape na reta final, Bruno Henrique se desvencilhou da marcação mas finalizou sem ângulo, nas mãos de Gatito Fernández.

Reta final de tirar o fôlego

Nos acréscimos, o Botafogo partiu para o ataque e cercou o Flamengo em tentativas de cobranças de escanteio. Na rebatida de uma das bolas alçadas por Danilo Barcelos, Pedro Raul arriscou um voleio e mandou para o fundo da rede aos 51.

O Rubro-Negro não desistiu mesmo após o gol sofrido. Gabigol foi lançado na área e carimbou uma bola no travessão. Em seguida, Bruno Henrique chutou e a bola explodiu em Marcelo Benevenuto. Porém, o árbitro Leandro Pedro Vuaden recebeu novo alerta do VAR sobre um possível toque do defensor alvinegro. Após revisar a jogada no vídeo, o pênalti foi assinalado. O camisa 9, aos 55 minutos, garantiu o empate em 1 a 1.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO x BOTAFOGO

Data: 23-08-20 - 11h

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

​Árbitro: Leandro Vuaden (RS)

Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Lucio Beisedorf Flor (RS)

VAR: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)

Cartões amarelos: Everton Ribeiro, Matheuzinho, Rodrigo Caio (FLA), Caio Alexandre, Barrandeguy, Marcelo Benevenuto (BOT)

Gols: Pedro Raul, 51, 2T (0-1) e Gabigol, 55/2T (1-1)

FLAMENGO: Diego Alves, Matheuzinho, Rodrigo Caio (Thuler, 19/2T), Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Diego (Thiago Maia, 22/2T) e Everton Ribeiro (Pedro, 37/2T); Pedro Rocha (Vitinho, 19/2T), Gabigol e Bruno Henrique. Técnico: Domènec Torrent

BOTAFOGO: Gatito Fernández; Marcelo Benevenuto, Kanu e Rafael Forster (Pedro Raul, 11/2T); Kevin (Barrandeguy, 11/2T), Caio Alexandre (Danilo Barcelos, 15/2T), Keisuke Honda, Bruno Nazário e Guilherme Santos; Luis Henrique e Matheus Babi. Técnico: Paulo Autuori

Curta a página do R7 Esportes no Facebook.

Confira os resultados da 5ª rodada do Brasileiro

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.