Ex-treinador do sub-20 do Vasco valoriza trabalho de formação do clube
Para Igor Guerra, jogadores subiam e não sentiam a pressão do profissional
Lance|Do R7
O técnico Igor Guerra fechou sua passagem pelo Vasco com números de destaque, mas as estatísticas não são o ponto alto da passagem de êxito no clube. Na avaliação do treinador, o processo de formação e as metas internas batidas foram mais importantes do que o resultado de campo. Com uma safra que contou com Figueiredo, Marlon Gomes e Andrey Santos, o jovem técnico de 45 anos de idade crê que deixa um legado positivo no clube com a formação dessas promessas.
Igor Guerra ficou com um aproveitamento acima da casa dos 60% nas duas últimas temporadas - 72% em 2021, quando esteve no sub-17 e no sub-20, e 66,6% nesse ano apenas com os juniores. Foram 192 gols marcados nesses dois anos somados. Números que comprovam a eficiência do trabalho.
- Mais do que os números, a gente analisa o que foi feito em cima disso. O trabalho foi além da estatística. Completamos a formação de alguns jogadores, servimos bem ao profissional e mantivemos uma estrutura de trabalho que vinha do time de cima. Lógico que os números indicam que estamos no caminho certo, mas a avaliação vai além disso. Mais do que vitórias, pensamos no processo e na construção dos jogadores - disse o treinador. E completou:
- A metodologia de trabalho que implementamos e o número de jogadores que cedemos ao profissional mostram que esses meninos subiam, não sentiam a pressão e se adaptavam aos vários cenários. Construímos jogadores fortes em vários sentidos e acho que esse é um legado interessante do nosso trabalho no Vasco.
Dentro dessa safra de atletas, estão Marlon Gomes, Andrey Santos e Figueiredo - com os dois primeiros integrando a Seleção Brasileira sub-20 neste começo de ano.
Igor Guerra comandou Andrey Santos e outras crias do Vasco na base (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)
Confira os números de Igor Guerra no Vasco:
- Temporada de 2021 (sub-17)
28 jogos
18 vitórias
7 empates
3 derrotas
55 gols marcados
22 gols sofridos
72,6% de aproveitamento
- Temporada de 2021 (sub-20)
20 jogos
12 vitórias
3 empates
5 derrotas
45 gols marcados
23 gols sofridos
65% de aproveitamento
Total no ano:
48 jogos
30 vitórias
10 empates
8 derrotas
100 gols marcados
45 gols sofridos
69,4% de aproveitamento
- Temporada de 2022:
38 jogos
21 vitórias
13 empates
4 derrotas
92 gols marcados
36 gols sofridos
66,6% de aproveitamento