Lance Encaixa? Saiba por que Caio Paulista combina com o estilo de jogo do Palmeiras

Encaixa? Saiba por que Caio Paulista combina com o estilo de jogo do Palmeiras

Jogador possui característica que agrada ao técnico Abel Ferreira

Lance
Lance

Lance

Lance

A possível contratação de Caio Paulista pelo Palmeiras foi a grande bomba do mercado da bola no Natal. Além da reviravolta na negociação entre jogador, São Paulo e Fluminense, o possível encaixe do jogador no modelo de jogo de Abel Ferreira foi tema para debate.

➡️ Tudo sobre o Verdão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Palmeiras

Destaque do Tricolor na temporada 2023, o lateral-esquerdo tinha total autonomia para chegar à linha de fundo no time de Dorival Júnior. Outra diferença entre os estilos das duas equipes está na liberdade de movimentação, já que o técnico brasileiro costuma deixar seus atletas mais "soltos" em campo.

Apesar das diferenças entre os estilos de Dorival e Abel, Caio tem uma característica que agrada ao técnico do Verdão, e que justificaria a sua contratação: a versatilidade. Atacante de origem, o jogador daria ao português mais opções táticas para o Palmeiras com um elenco reduzido.

Desde que desembarcou no Palmeiras, Abel chamou a atenção por utilizar jogadores em mais de uma posição, inclusive em jogos decisivos. No jogo de ida da semifinal da Libertadores de 2020, diante do River Plate (Argentina), por exemplo, o treinador iniciou a partida com uma linha de quatro na defesa, mas mudou a estratégia ainda nos minutos iniciais: utilizou o lateral-direito Marcos Rocha como um terceiro zagueiro e fechou a lateral com Gabriel Menino, que iniciou o duelo como ponta-direita.

Algo parecido aconteceu na decisão da Libertadores de 2021 diante do Flamengo, quando Abel escalou Piquerez como zagueiro pelo lado-esquerdo e Gustavo Scarpa na posição de lateral, formando uma linha de cinco na defesa sem perder a ofensividade do time no ataque.

Um dos pedidos do treinador assim que assumiu o Palmeiras, em novembro de 2020, foi a chegada de um zagueiro canhoto para o time. Até hoje a direção do Palmeiras não conseguiu atender ao desejo do técnico, que foi se acostumando a trabalhar com o elenco que lhe era oferecido. Com a chegada de Caio Paulista, Piquerez poderia ser "efetivado" na nova função - algo que ocorreu com Marcos Rocha em determinado momento da temporada, quando Mayke assumiu a posição de Dudu na ponta-direita e o Verdão passou a atuar com dois laterais ao mesmo tempo.

Além da versatilidade, a contratação de Bruno Rodrigues, um atacante que costuma conduzir a bola da ponta-esquerda para o centro do campo, exige a presença de um lateral com mais capacidade de chegada à linha de fundo, caso de Caio Paulista. Em outras palavras, o lateral se posicionaria praticamente como um ponta, posição que atuava no Fluminense.

Caio Paulista atuou em 51 jogos na temporada, sendo 50 deles pelo São Paulo. Pelo Tricolor, marcou cinco gols e deu duas assistências.

Últimas