CSA x Palmeiras é 1º jogo sem TV do Brasileiro: veja como está a situação
Sem acordo com Globo, situação inusitada na segunda rodada do Brasileirão; pela primeira vez o Verdão não transmitirá jogo do campeonato na emissora
Lance|Do R7
A segunda rodada do Campeonato Brasileiro terá uma situação inusitada: um jogo que não será exibido ao vivo por nenhuma emissora de televisão, em nenhuma plataforma. E o que levou CSA x Palmeiras, duelo das 16h desta quarta-feira, em Maceió (AL), a esse ponto é o desacordo do atual campeão nacional com o Grupo Globo, que detém os direitos de transmissão de todos os outros clubes em, ao menos, um de seus canais.
Leia também
Força em casa! Vasco aposta em São Januário para superar início negativo
Contra CSA, Palmeiras busca melhor começo de Brasileirão em 12 anos
Veja o ranking de média de público dos clubes de Série A em 2019
Veja o top 10 de maiores públicos pagantes da temporada 2019
Reforçado, Cruzeiro recebe o Ceará em busca do 1º triunfo no Brasileirão
O Palmeiras acertou com a Turner, grupo do Esporte Interativo e que detém a TNT, canal que transmitirá as partidas do time contra outras equipes parceiras do grupo. O Verdão anunciou o acordo em dezembro de 2016, com validade para jogos do clube pelo Campeonato Brasileiro entre 2019 e 2024. Desde então, as negociações com a Globo se arrastaram sem nenhum desfecho positivo e, embora tenham dado sinais de proximidade recentemente, o campeão brasileiro de 2018 não terá nenhuma partida exibida na televisão aberta ou no sistema de pay per view por enquanto.
O impasse ocorre porque, dentro do que estabelece a Lei Pelé, o jogo só pode ser transmitido na televisão com a anuência dos dois clubes, e o CSA tem acordo com a Globo para ter compromissos exibidos na televisão aberta, fechada ou pay per view. Como o Palmeiras só vendeu seus direitos de transmissão à Turner, o torcedor terá de acompanhar a partida pelo rádio ou através da narração da TV Palmeiras, sem imagem do que ocorre no campo.
As negociações entre Palmeiras e Globo seguem. No sábado, horas antes do começo do Brasileiro, os dois lados publicaram notas oficiais. O Verdão assegura que adota um posicionamento "embasado em critérios absolutamente técnicos, com ênfase em audiência, performance esportiva destacada e na relevância da marca Palmeiras, considerando não apenas a evolução dos últimos anos, mas sobretudo a perspectiva para os próximos". Já a Globo diz que "respeita a paixão do torcedor, as condições de mercado e a relevância dos clubes".
Veja mais: Com time misto, Grêmio encara Avaí em busca da primeira vitória no Brasileirão
O Palmeiras tenta se aproximar do que a Globo paga a Corinthians e Flamengo. Da Turner, recebeu R$ 100 milhões - metade paga no fim do mandato de Paulo Nobre, e outra no início da gestão de Maurício Galiotte, em 2017, como revelou um jornal, na ocasião. Athletico-PR, Bahia, Ceará, Fortaleza, Internacional e Santos também fecharam com o grupo e alguns chegaram a manifestar incômodo pelos valores pagos ao Verdão, embora Galiotte assegure não ter sido procurado por ninguém. O fato é que, fora o Furacão, todos os outros fecharam com a Globo para transmissão na TV aberta e no pay per view.
O Athletico cedeu à Globo somente os direitos de transmissão para partidas na TV aberta e também se manifestou em nota oficial, apontando injustiça na divisão dos valores pagos no pay per view, reclamando que uma "injusta forma de avaliação e distribuição dos valores resulta em uma competição cada vez mais desigual em campo".
De qualquer forma, a definição dos jogos sem transmissão do Athletico depende de enfrentar alguém que fechou com a Turner ou da grade da televisão aberta da Globo. O Palmeiras, por sua vez, terá 26 de suas 38 partidas no Brasileiro sem qualquer exibição ao vivo caso não entre em acordo com o Grupo Globo - ainda que a emissora continue exibindo jogos do time pela Libertadores e Copa do Brasil, já que são contratos distintos.
Veja mais: Ele e mais 10 no Tricolor? Com Cuca, Tchê Tchê é titular em 93% dos jogos
Pensando no torcedor que poderá ir aos 19 jogos em que o time é mandante na capital (clássicos têm torcida única, o que impede o alviverde de estar em Itaquera ou Morumbi), fora as seis partidas como visitante contra clubes acertados com a Turner, o palmeirense terá de viajar para não ficar sem ver 13 compromissos da equipe no Brasileiro. A começar por esta quarta, em Alagoas.
Dentro da tabela detalhada divulgada pela CBF, até a nona rodada, quando o torneio será paralisado por conta da Copa América, confira as partidas sem transmissão na televisão nesse período:
2ª RODADA - 1/5 - CSA x PALMEIRAS - 16H
3ª RODADA - 5/5 - CHAPECOENSE x ATHLETICO-PR - 11H
4ª RODADA - 12/5 - ATLÉTICO-MG X PALMEIRAS - 16H
6ª RODADA - 25/5 - BOTAFOGO X PALMEIRAS - 16H
7ª RODADA - 2/6 - CHAPECOENSE X PALMEIRAS - 16H
9ª RODADA - 13/6 - PALMEIRAS X AVAÍ - 20H
9ª RODADA - 13/6 - GOIÁS X ATHLETICO-PR - 20H
2ª rodada do Brasileirão já conta com jogos importantes: saiba duelos
" gallery_id="5cc8bb1d4b495563b00000da" url_iframe_gallery="esportes.r7.com/lance/csa-x-palmeiras-e-1-jogo-sem-tv-do-brasileiro-veja-como-esta-a-situacao-01052019"]