Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Centro Paralímpico vai reunir 4 mil jovens em evento de inclusão em SP

Centro Paralímpico Brasileiro receberá neste sábado (19) milhares de jovens para competir lado a lado com crianças com deficiência na maior competição estudantil desse tipo no país

Lance|

Lance
Lance Lance

Quando o assunto é inclusão, o costume é inserir minorias no ambiente social geral. Pioneira desde 2017 na inserção do paradesporto em uma das maiores competições estudantis do país, a Liga Nescau agora vai inverter essa lógica, ou seja, os atletas convencionais irão até local dos paratletas.

Neste sábado (19), a rodada da competição será realizada no Centro Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo, em uma ação inédita. Será a primeira vez que um evento privado vai unir crianças com e sem deficiência para disputas entre modalidades esportivas e paradesportivas em um ambiente de total inclusão. Ao todo, participarão cerca de quatro mil alunos de escolas, associações, ONGs, clubes e instituições de ensino.

A etapa do Centro Paralímpico Brasileiro da Liga Nescau será neste sábado (19), entre 8h e 18h30, e contará com as seguintes modalidades adaptadas: vôlei sentado, basquete em cadeiras de rodas, atletismo, natação, tênis de mesa, ginástica e bocha, reunindo cerca de mil estudantes paratletas.

Eles estarão lado a lado com os mais de três mil competidores das modalidades convencionais como atletismo, judô, natação, tênis de mesa e skate, que fará sua estreia na competição.

Publicidade

As modalidades paradesportivas com o maior número de participantes são atletismo e natação, ambas com 300 crianças inscritas. Na sequência aparecem bocha (125) e tênis de mesa (100). Entre os esportes convencionais em disputa, o atletismo contará com 1.300 participantes. Completam a lista: tênis de mesa (480), natação (440), judô (420) e skate (200).

Na quinta edição, a Liga Nescau conta com 12.200 estudantes inscritos para as disputas em três capitais: São Paulo, Porto Alegre e Recife.

Publicidade

A abertura foi no Clube Sírio, em São Paulo, com a presença da ginasta Flávia Saraiva, uma das embaixadoras do campeonato. Os demais são a judoca Mayra Aguiar, a jogadora de vôlei Tandara, o ídolo do futsal Falcão, o ex-nadador Thiago Pereira, a paratleta Verônica Hipólito e o jogador de basquete Yago.

A edição 2019 tem duração de três meses, reunindo meninos e meninos matriculados em mais de 500 escolas da rede pública, privada, ONGs e associações, clubes e demais instituições. As finais estão programadas para 7 de dezembro, no ginásio do Pacaembu, em São Paulo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.