Cartões amarelos zeram para as oitavas de final da Copa do Mundo? Entenda
No Mundial, cartões só são zerados em caso de classificação para as quartas de finais. Quem for pendurado, pode desfalcar
Lance|Do R7
Uma das grandes dúvidas dos torcedores na Copa do Mundo é em relação aos cartões amarelos dos jogadores, quando chega a fase de oitavas de final. E a Fifa, em seu regulamento, já confirmou que os cartões não são zerados para a segunda fase do Mundial. Sendo assim, o jogador que for pendurado para as oitavas tem chance de ficar fora de uma eventual quartas de final, em caso de classificação.
+ Tem prorrogação nas oitavas de final da Copa do Mundo? Entenda regulamento
O regulamento da Copa do Mundo diz que o jogador é suspenso a partir do segundo cartão amarelo. Ou seja, quem tomou um cartão nos primeiros três jogos da fase de grupos, pode ficar fora das quartas. Isto porque, diferentemente de todas as competições do planeta, a Copa do Mundo suspende um jogador após dois cartões e não três.
Como efeito de comparação, por exemplo, a Copa Libertadores e a Liga dos Campeões, os dois maiores torneios continentais de clubes, suspendem os jogadores após três cartões amarelos recebidos. Porém, na fase de oitavas de final os cartões recebidos na primeira fase são zerados, começando uma nova contagem.
Ou seja, para um jogador ficar de fora de uma eventual final da Copa do Mundo, precisa ser advertido em confronto nas quartas e nas semifinais. Se chegar já pendurado nas oitavas, os cartões serão zerados. Além, é claro, da suspensão automática em caso de receber o cartão vermelho.
+ Classificação da Copa do Mundo 2022: veja a tabela completa de jogos
Até agora, o único jogador brasileiro que recebeu cartão amarelo foi o volante Fred. Sendo assim, se ele for advertido diante de Camarões, vai desfalcar a Seleção nas oitavas de final. Se também for advertido nas oitavas, ficará de fora das quartas. Se não receber cartão, Fred estará com os cartões zerados em uma eventual Quartas de final.