Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Carlo Ancelotti: os títulos e a carreira do novo técnico da seleção brasileira

Treinador italiano, que era sonho antigo do presidente da CBF, foi anunciado pela instituição nesta segunda-feira (12)

Lance

Lance|Do R7

Carlo Ancelotti vai assumir a seleção brasileira em 26 de maio Reprodução/Instagram @mrancelotti

Carlo Ancelotti é considerado um dos melhores treinadores do mundo, sobretudo por conta dos feitos com o Real Madrid. Não por acaso, a expectativa é alta em torno da chegada do técnico italiano à seleção brasileira, a partir do próximo dia 26, além de ser a realização de um sonho antigo do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Com passagem por diversos clubes do futebol europeu e uma trajetória vitoriosa, o treinador italiano coleciona inúmeros títulos na carreira. Ancelotti é o maior vencedor da Liga dos Campeões, com cinco conquistas da competição continental mais importante do mundo: duas pelo Milan (2003 e 2007) e três pelo Real Madrid (2014, 2022 e 2024).

Nascido em 1959, Carlo Ancelotti fez o primeiro trabalho como treinador no Regianna-ITA, em 1995, três anos após encerrar a sua carreira como jogador de futebol. Nos anos seguintes, teve passagem por mais três equipes italianas: Parma, Juventus e Milan. No Rossonero, conquistou a incrível marca de oito títulos: duas Ligas dos Campeões, um Mundial de Clubes, duas Supercopas da Uefa, uma Coppa Italia, uma Supercopa da Itália e um Campeonato Italiano.

Desde então, o técnico italiano passou por outros grandes times da Europa, como Chelsea-ING, Paris Saint-Germain-FRA, Bayern de Munique-ALE, Napoli-ITA e Everton-ING. Em praticamente todos, Ancelotti se consagrou campeão de títulos expressivos no futebol europeu. Mas, com certeza, as passagens de maior destaque foram no Real Madrid, atual clube — o treinador vai encerrar o contrato após o fim da temporada da La Liga.


Pela equipe merengue, foi campeão do Campeonato Espanhol (2021/22), duas vezes da Copa do Rei (2013/14 e 2021/22), da Supercopa da Espanha (2022/22), três vezes da Liga dos Campeões (2013/14, 2021/22 e 2023/2024), três vezes da Supercopa da Uefa (2013/14, 2021/22 e 2023/24) e, por fim, venceu três vezes o Mundial de Clubes (2014, 2023 e 2024).

Pelo estilo mais ofensivo e capacidade de potencializar jogadores jovens, Ancelotti é visto como o encaixe perfeito para a seleção brasileira. O técnico desenvolve um jogo principalmente de controle de ações, em que a velocidade e a posse de bola são prioridades, exatamente o que buscavam os dirigentes da CBF para o comando da Amarelinha.


Em relação a conquistas individuais, o treinador italiano já foi premiado várias vezes. Em 2007 e 2014, foi considerado o melhor treinador do mundo pela Federação Internacional de Histórias e Estatísticas do Futebol (IFFHS). Já no ano de 2019, estava na lista de 10 maiores treinadores da história do futebol feita pela revista France Football.

Ao anunciar a contratação de Ancelotti como novo técnico da seleção brasileira, Ednaldo Rodrigues exaltou a carreira do italiano e afirmou que a vinda dele é “uma declaração ao mundo de que o Brasil está determinado a recuperar o lugar mais alto do pódio”.


O treinador iniciará os trabalhos no dia 26 de maio, antes da próxima Data Fifa. A seleção brasileira enfrenta Equador e Paraguai nos dias 5 e 10 de junho, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A convocação precisa ser enviada à Fifa até o dia 18 de maio para garantir a liberação obrigatória dos atletas. Ednaldo exige que o novo técnico assuma a seleção ainda em maio.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.