Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Campeão sub-17 pela Seleção, Riquelme Fillipi volta ao Palmeiras e sonha com ida ao profissional: 'Na hora certa'

Em entrevista ao LANCE!, jovem de 16 anos falou do sentimento em conquistar o Sul-Americano sub-17 e pregou continuidade do trabalho...

Lance|

Lance
Lance Lance

O Palmeiras tem se consolidado como o clube com a principal categoria de base do país. São títulos e títulos desde os sub-11, jogadores brilhando no profissional, joias surgindo consecutivamente e representantes nos títulos com a Seleção Brasileira. Recentemente, o Verdão teve contribuição na conquista do Sul-Americano sub-17 pelo Brasil com três jovens: o goleiro Cesar, o zagueiro Vitor Reis e o meia-atacante Riquelme Fillipi, que conversou com o LANCE!.

> Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui

Batizado com o nome de um ídolo de seu pai, Juan Román Riquelme, jogador histórico do Boca Juniors-ARG e do futebol argentino, Riquelme Fillipi não escondeu o orgulho de poder levantar uma taça com a Amarelinha e a esperança de ser convocado para o Mundial sub-17, no fim do ano. Além disso, na conversa com a reportagem, o jovem exaltou o trabalho da base alviverde e falou de seu sonho de atuar pelo profissional "na hora certa" para seguir os passos de alguns companheiros.

Confira a entrevista completa com Riquelme Fillipi:

Publicidade

Já caiu a ficha do que tem acontecido para você nesses últimos tempos? Qual é o sentimento de se destacar em seu time, ir para a Seleção e ser campeão?

É um sentimento único, inexplicável. Eu sempre fui um cara trabalhador, pés no chão. E tudo acontece no momento certo. É gratificante poder orgulhar o meu país, o Palmeiras, clube que acreditou sempre em mim. E ser campeão com a camisa da Seleção é diferente. Então certamente é um período que sou grato por tudo de bom que acontece, e que será lembrado com muito carinho.

Publicidade

Como é passar por essas etapas com dois companheiros de time? E a volta para o Palmeiras? Vai ter muita festa?

Sempre bem legal poder compartilhar momentos especiais com caras que estão ao seu lado no dia a dia. Ajuda, claro, no entrosamento, nos momentos de dificuldade. Mas a festa ficou lá no Equador após a conquista (risos). Aproveitei o retorno para dar uma respirada, curtir um pouco a família. Agora a volta ao Palmeiras é seguir o foco, o trabalho para dar continuidade aos ótimos resultados.

Publicidade

> Abel desconhece interesse da Europa, foca no Verdão e agradece elogio de Ronaldo

A base do Palmeiras tem conquistado tudo recentemente e vocês tem se destacado individualmente. Qual é o segredo dessa base palmeirense e o que você vê de diferente para os garotos de outros clubes?

Acho que a receita é simples: o Palmeiras é um clube que tem muito cuidado com a sua categoria de base. Se estruturou com grandes profissionais, dá o que tem de melhor em estrutura para nós. E, claro, nos treinos somos bastante cobrados para que nos jogos sejamos eficientes. Não posso falar por outros clubes, mas aqui no Palmeiras, como em qualquer lugar onde tudo é feito de maneira profissional e séria, os resultados sempre vão aparecer. Me sinto muito honrado em poder defender o clube.

Riquelme Fillipi - Seleção sub-17
Riquelme Fillipi - Seleção sub-17 Riquelme Fillipi - Seleção sub-17

Riquelme comemora gol diante da Argentina (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Com tantos jovens no elenco principal, alguns com os quais você já deve ter até jogado na base e até em treinos, dá para sonhar com uma ida ao profissional em breve? Qual é a sua expectativa?

Eu sou muito tranquilo quanto a esse tema. É lógico que existe a ansiedade nos meninos da base quando ficam mais próximos do profissional. Já tive a oportunidade de participar de algumas atividades com o time principal, e isso é importante não só na transição, como no amadurecimento. Vou seguir trabalhando para ajudar o Palmeiras nos torneios de base e sei que, na hora certa, vai chegar minha vez no elenco profissional. Mas é sim um objetivo que quero alcançar aqui dentro.

Depois do Sul-Americano, teremos o Mundial marcado para o fim do ano. Vai estar lá para trazer essa taça para o Brasil?

Espero que sim (risos). Não posso me acomodar achando que meu desempenho no Sul-Americano vai me garantir automaticamente no Mundial. O Brasil tem uma safra boa no sub-17. Então eu preciso seguir trabalhando duro no Palmeiras, conquistando títulos, para que na hora da lista final esteja meu nome. Mas certamente é um dos meus maiores objetivos em 2023: jogar o Mundial e ser campeão pelo Brasil.

> Abel lamenta câmera usada pelo VAR e atenta para gols perdidos pelo Palmeiras

Desde 2021 no Palmeiras, Riquelme Fillipi tem em seu currículo pelo clube os seguintes títulos: Campeonato Brasileiro sub-17 (2022), Paulista sub-17 (2022), Copa do Brasil sub-17 (2022), Paulista sub-15, Nike Premier Cup sub-15 e Festival TSFC sub-17. Em 2022, o meia-atacante fez 40 jogos pela categoria sub-17 e marcou cinco gols. Ele completa 17 anos em 15 de setembro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.