Massa sobre Alonso: 'não é uma pessoa fácil'
Automobilismo|Do R7
O piloto brasileiro Felipe Massa, da Williams, afirmou na tarde desta quarta-feira, em entrevista portal UOL Esporte, que o seu ex-companheiro de equipe na Ferrari, Fernando Alonso, tem uma personalidade forte, de querer andar na frente. E que com o baixo rendimento da McLaren, pode ser que ele até queira abandonar a categoria, caso o carro não evolua, no ano que vem. Alonso ainda não pontuou nesta temporada.
- O Alonso não é uma pessoa fácil, precisa do resultado. Tem uma personalidade de querer andar na frente. Neste ano ele vai aguentar trabalhando com a equipe, mas se no ano que vem não mudar, ele pode pensar melhor. Não sei o que pode fazer, talvez ele possa até encerrar a carreira -, disse o brasileiro.
Massa lembra do período em que os dois correram juntos na Ferrari.
- O complicado é estar em uma equipe em que tem um companheiro muito forte e tive isso, começando com Schumacher, passando por Kimi e Alonso. Já tive o Villeneuve. Todo piloto tem que sentir o apoio da equipe e se não sente isso, sente que o outro tem mais atenção, fica complicado. Senti com o Alonso que o olhar deles era mais para ele do que para mim. Quando o Kimi foi campeão, o olhar era muito mais igual.
Massa disse que a sua equipe ainda está abaixo do esperado neste início de temporada, mas em evolução. Segundo ele, a equipe não está longe do que foi planejado para este ano.
- Não é muito diferente do que esperávamos. Fizemos uma segunda parte do ano passado muito boa, mas outras equipes se prepararam antes do que a gente e fizeram um bom carro. Não estamos como esperávamos, mas não está longe. Estamos bem, em terceiro, e com boa diferença para quem está atrás da gente -, disse.
Ele vê a sua equipe atrás da Mercedes e da Ferrari, mas acredita que em pouco tempo a Williams deverá se aproximar das rivais.
- Enxergo que hoje a nossa equipe é a terceira do campeonato. A Mercedes continua desde o ano passado impressionando e sendo a melhor do grid. A Ferrari melhorou bastante na unidade de potência do ano passado para esse. Eles têm um carro mais competitivo que o nosso. Vemos também a Sauber crescendo. Vamos continuar nessa briga contra a Ferrari e Mercedes.
Segundo ele, a partir da corrida de Barcelona, os resultados já poderão apresentar evolução.
- Temos peças novas chegando e espero que possamos nos aproximar o máximo possível, principalmente da Ferrari, que nos passou do ano passado para este -, afirmou o piloto.
-A gente tem o mesmo motor, estamos no mesmo motor inclusive, o primeiro. Devemos usar ele para Barcelona e até Mônaco. Com as peças novas, esperamos evoluir um pouco mais, mas as outras equipes também trabalham e podem evoluir.
Ele diz que o domínio da Mercedes neste início de temporada não afasta o público da Fórmula 1.
- Acho que sempre foi assim. Se você voltar para trás, eram duas equipes ou só uma que disputava o título. Às vezes uma acerta mais do que as outras. Meio segundo já é uma diferença muito grande de um carro para o outro. A Red Bull ganhou não muito diferente do que foi a Mercedes no ano passado -, afirmou.
Massa diz que é possível ser competitivo, ainda que admita que a diferença para a Mercedes, neste momento, é muito grande.
- Eles têm um grande carro além do motor. Uma equipe da fábrica tem muito mais potencial financeiro do que as outras e isso faz diferença. Nossa equipe tem recursos inferiores a Ferrari, Mercedes e Red Bull -, disse o piloto.
O brasileiro acreditava que a Honda estaria melhor neste ano, depois de todo o trabalho desenvolvido no ano passado.
- Mas estava claro que não seria fácil. O novo regulamento da F-1 é muito complicado e para acertar leva um pouco de tempo. A própria Ferrari e a Renault sofreram. A Honda começou como as equipes começaram um ano antes, mas vão evoluir e vão preparar um ano mais competitivo em 2016.
Apesar de todo o desenvolvimento tecnológico ele acredita que os pilotos faz grande diferença.
- Às vezes o Senna punha uma grande diferença em relação ao Prost, que era seu companheiro. O piloto continua sendo uma peça fundamental. É você que guia e faz a diferença nas horas importantes.
Segundo ele, o trabalho principal da Williams neste ano é a aerodinâmica.
- Temos o mesmo motor da Mercedes. Se você levar uma peça que melhora a aerodinâmica, pode melhorar dois décimos (de segundo). O lado aerodinâmico é onde você consegue desenvolver melhor o carro e colocar ele mais no chão.
Regulamento atual
Para Massa, o regulamento atual da Fórmula 1 é complexo para o público e até para os pilotos. "É um pouco difícil para as pessoas entenderem do lado de fora. Sou muito a favor de o regulamento ir para desenvolver o lado mecânico, como aumentar o pneu. Assim você consegue voltar um pouco para o que era no passado. A asa móvel faz a ultrapassagem ficar até fácil, mas fica mais legal para quem vê".
Favorito
Massa afirmou que o grande favorito para esta temporada é o inglês Lewis Hamilton. "No ano passado era difícil de você ter uma certeza. Os dois tinham chandes de ser campeões. Neste ano o Hamilton está mais forte em todos os lados, melhor do que o Rosberg. A gente até viu umas briguinhas que aconteceram e isso é mais o lado da cabeça, que mostrou que o Rosberg está sofrendo mais que o Hamilton. Piloto vive de detalhe e se não está 100% acaba cometendo um errinho e perde tempo".
Amigos na F-1
"É difícil achar uma relação de amizade na F-1, mas a gente se fala de vez em quando. Os latinos são um pouco mais próximos, tenho uma relação próxima com o Maldonado, que mora no meu prédio. Quando o Rubinho estava na F-1 a gente saia para jantar".
Futuro
"Eu gosto de guiar, independente do tipo de carro. Não acho que possa correr de Indy, talvez vá para outra categoria como campeonato de protótipos".