Em corrida movimentada, Vettel vence na Hungria e iguala marca de Senna
Automobilismo|Do R7
Em uma corrida muito movimentada, o alemão Sebastian Vettel venceu o GP da Hungria, neste domingo. O piloto da Ferrari desbandou os carros da Mercedes logo no início e aproveitou para abrir distância, o que foi essencial para o seu triunfo em uma prova que teve entrada do safety car na metade final da prova e diversos incidentes.
Com a vitória, o tetracampeão mundial ainda igualou a marca de Ayrton Senna como o terceiro maior vencedor da história da categoria, com 41 triunfos. Ele fica atrás apenas de Michael Schumacher (91) e Alain Prost (51).
O jovem russo Daniil Kvyat, da Red Bull, foi beneficiado pelo acidente entre seu companheiro de equipe Daniel Ricciardo e Nico Rosberg, e terminou em segundo lugar. Após ter sua asa dianteira danificada no toque que furou o pneu do alemão da Mercedes na disputa pela segunda colocação, Ricciardo ainda conseguiu se recuperar e chegar em terceiro.
Após liderar os treinos, Hamilton perdeu a primeira posição logo no início e caiu para quarto. Depois, ele acabou saindo para pista ao tentar desbancar Rosberg e caiu para décimo. Na relargada, Hamilton se envolveu em outro incidente, dessa vez com Ricciardo, e precisou ir duas vezes aos boxes, uma para trocar a asa danificada, outra por ser punido pelo toque no australiano.
Na corrida, Hamilton chegou a ficar em 14ª e ter a liderança do campeonato ameaçada por Rosberg. Porém, as circunstâncias da corrida ajudaram o Inglês. Com o acidente do seu companheiro de equipe com Ricciardo, o atual campeão da Fórmula 1 chegou em sexto, duas posições a frente de Rosberg. Ele ampliou sua vantagem na liderança de 17 para 21 pontos.
O dia não foi bom para os brasileiros. Felipe Massa terminou só em 12º lugar, uma posição atrás de Felipe Nasr.
Classificação final do GP da Hungria:
1. Sebastian Vettel (Ferrari):
2. Daniil Kvyat (Red Bull) - + 15.7
3. Daniel Ricciardo (Red Bull) - + 25
4. Max Verstappen (Toro Rosso) - 44.2
5. Fernando Alonso (McLaren) - + 49
6. Lewis Hamilton (Mercedes) - + 52
7. Romain Grosjean (Lotus) - + 58.5
8. Nico Rosberg (Mercedes) - + 58.8
9. Jenson Button (McLaren) - + 67
10. Marcus Ericsson (Sauber) - + 69.1
11. Felipe Nasr (Sauber) - + 73.4
12. Felipe Massa (Williams) - + 74.2
13. Valtteri Bottas (Williams) - + 80.2
14. Pastor Maldonado (Lotus) - + 85.1
15. Roberto Merhi (Manor) - + 2 voltas
Não completaram:
Will Stevens (Manor)
Carlos Sainz (Toro Rosso)
Kimi Raikkonen (Ferrari)
Nico Hulkenberg (Force India)