Abel diminui pressão no Flamengo após classificação na Libertadores
Treinador se mantém no cargo e diminui críticas sobre seu trabalho. Rubro-Negro avança no torneio e ganha tempo para planejar restante da temporada
Lance|Do R7
A palavra alívio resume o sentimento de jogadores, torcedores e dirigentes do Flamengo. A classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores, após empatar com o Peñarol (URU), em Montevidéu, deixou o clube com tempo para impôr o seu planejamento e mantém o principal objetivo da temporada vivo. Além disso, o técnico Abel Braga estanca uma crise e segue no cargo.
Veja mais: 2018, simulações e fracassos. 2019, suspensões e fracassos. Neymar
Leia também
Em final no sub-20, Aníbal quer ficar entre maiores paraguaios do Verdão
Saiba tudo sobre o sorteio das oitavas de final da Copa Libertadores 2019
Laranjeiras 100 anos: o palco do primeiro jogo e título da Seleção
Sequência e histórico com Diniz são as motivações de Yuri no Fluminense
Valadares reencontra Santos e quer sair em alta no profissional do Vasco
As críticas em cima do treinador era a mais pesada entre todos que estavam sendo contestados no clube. Apesar de, publicamente, estar sempre respaldado pela diretoria, era bastante improvável que continuasse no cargo em caso de eliminação na fase de grupos. O próprio Abel falou sobre a cobrança existente e o peso que ela causa.
- Essa nuvem (dificuldade na Libertadores) tem um peso. Levamos esse peso para os jogos fora contra LDU e Peñarol. Esse peso é ruim e nocivo. Mas o Flamengo é um dos maiores clubes do mundo. E essa cobrança vai sempre acontecer – disse Abel, após a partida contra o Penãrol.
No Flamengo, a sensação é de que a primeira grande missão da temporada foi cumprida. O elenco conseguiu espantar o fantasma de 2017 - onde foi eliminado na fase de grupos - e, mesmo com situações idênticas, deixou para trás um capítulo de desconfiança. Um dos principais traumas vividos na Libertadores foi superado e serviu para dar casca para o elenco no mata-mata.
Veja mais: Poupado na Liberta, Bruno Henrique revê vítima preferida no Palmeiras
Entretanto, é preciso evoluir para ter vôos mais altos no torneio. Contra o Peñarol, o excesso de gols perdidos ligou o sinal de alerta. No Brasileirão, a necessidade de talentos individuais para vencer jogos preocupa. O elenco rubro-negro deve ser qualificado com reforços na janela do meio do ano - caso de Rafinha, que está apalavrado -, mas o balanço da temporada será feito internamente, como conta Diego Ribas.
- Todos estão muito felizes e satisfeitos com o objetivo alcançado. Uma missão difícil, mas estávamos confiantes de que conseguiríamos a classificação. Lições, obviamente temos que fazer um balanço do que aconteceu, mas depois das dificuldades que enfrentamos, com duas equipes na altitude, o balanço, independentemente de resultado, é positivo até agora. É melhorar para chegar ainda mais forte na próxima fase - disse.
Veja mais: Carille aguarda Copa América para conseguir 'encorpar' o Corinthians
A próxima decisão do Flamengo é contra o Corinthians, pelas oitavas da Copa do Brasil. O jogo de ida será na próxima quarta-feira, em São Paulo. A volta será no dia 4 de junho, no Rio de Janeiro. Abel Braga terá tempo e tranquilidade para fazer o Flamengo evoluir no período.
Curta a página do R7 Esportes no Facebook.
Estudo mostra os clubes mais endividados do futebol brasileiro