CBF divulga áudios do VAR de Flamengo x Corinthians: ‘Calço imprudente’
Ramon Abatti Abel muda de decisão sobre o lance que envolveu Arrascaeta e Igor Coronado depois de conversa com o árbitro de vídeo
Jogada 10|Do R7

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, no final da noite do domingo (27), o áudio da análise do VAR do pênalti marcado a favor do Flamengo contra o Corinthians, no Maracanã. Nesse sentido, em campo, o Rubro-Negro não tomou conhecimento do adversário e aplicou uma goleada por 4 a 0.
Assim, aos 30 do segundo tempo, o árbitro Ramon Abatti Abel foi até a cabine do árbitro de vídeo para analisar uma possível infração em Arrascaeta. O uruguaio dominou a bola, driblou Igor Coronado e caiu no gramado.
Durante a conversa, os profissionais chegaram a conclusão de um calço imprudente na área, o que se caracteriza como pênalti. Na sequência, aliás, Pedro foi para a cobrança e marcou o quarto gol rubro-negro e deu números finais a goleada rubro-negra.
Com o triunfo, os comandados do técnico Filipe Luís lideram o Campeonato Brasileiro, com 14 pontos, um a mais que o Palmeiras, que perdeu para o Bahia na rodada. O Timão, por sua vez, atuou sob os olhares de Dorival Júnior e ocupam a 12ª posição, com 7.
Conversa entre Ramon Abatti Abel e o assistente do VAR, Rodrigo D Alonso Ferreira
“Para mim é uma disputa de bola”, disse Abatti Abel.
“A segunda pisada dele no chão…”, indagou o assistente.
E completou: “ele coloca no meio das pernas e tem um calço. Tem que avaliar se o contato tem impacto.”
“Contato de jogo. Ele segue, põe a bola no meio das pernas e depois segue o movimento e teve o impacto…”, respondeu Abatti Abel.
“Ô Ramon. Você viu que tem um contato de pé com o pé, velho?”, questionou Rodrigo D Alonso. “Você quer que eu vá ver?”, perguntou Abel. “Por que quem quem encosta na bola é o atacante (referindo-se a Arrascaeta). Tem que avaliar o impacto, entendeu? Porque na hora que o atacante toma o calço ele ainda põe o pé no chão, porém tem esse chute no pé dele”, descreveu Alonso. “Tem. Jogador totalmente imprudente, ele chuta a bola e não acerta. Ele calça o adversário. Ok, o jogador teria condição de seguir e disputar essa bola e prosseguir a jogada. Para mim é um calço imprudente, ok? Vou voltar com o tiro penal sem cartão” confirmou Abatti Abel.