Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Veja os 5 motivos que fizeram do Fortaleza campeão da Série B

Time, que recebe nesta quinta-feira (15) a taça de campeão brasileiro da segunda divisão, mostrou planejamento e boa gestão para faturar título

Futebol|Adalberto Leister Filho, do R7

Rogério Ceni festeja título da Série B; estabilidade foi trunfo do treinador
Rogério Ceni festeja título da Série B; estabilidade foi trunfo do treinador

O Fortaleza recebe nesta noite a taça do título da Série B do Brasileirão, conquistada no último sábado (10) ao vencer o Avaí por 1 a 0, em Florianópolis. Cinco motivos explicam o primeiro título nacional do clube cearense, que completou no mês passado cem anos de existência. Veja quais são!

Leia também

1 - Rogério Ceni

Após o fracasso na direção do São Paulo em 2017, quando o Tricolor Paulista chegou a flertar com a zona do rebaixamento do Brasileirão, Rogério Ceni buscou um novo desafio na carreira de treinador.

Optou pelo projeto do Fortaleza, que ofereceu a ele a estabilidade de um contrato válido por toda a temporada. 


A promessa, feita pelo presidente do clube, Marcelo Paz, foi posta à prova nas finais do Campeonato Cearense, quando o Fortaleza acabou perdendo o título para o Ceará, sem conseguir derrotar o arquirrival. Apesar do fracasso inicial, a aposta em um trabalho de mais longo prazo deu certo, com a conquista do título.

Estádio do Castelão lotado: uma constante durante a campanha
Estádio do Castelão lotado: uma constante durante a campanha

2 - Apoio da torcida


O estádio do Castelão, em Fortaleza, tonou-se um caldeirão para apoiar o time da casa. Os 10 maiores públicos da Série B são todos do Fortaleza, com destaque para os 57.223 pagantes na vitória por 1 a 0 contra o Paysandu, no mês passado. A média de público do Fortaleza durante os jogos em casa na Série B foi de 27.117 pagantes, quase o triplo da obtida pelo CSA (9.048), o segundo colocado neste quesito. 

3 - Regularidade


O Fortaleza liderou a Série B durante 36 das 38 rodadas. Aqui deve-se considerar as duas últimas rodadas que ainda não aconteceram, mas que o clube cearense não corre o risco de ser ultrapassado. Não bastasse isso, o time ainda é o segundo melhor ataque da competição (50 gols marcados), com média de 1,38 gol por jogo. Apenas o Goiás, com 51 gols, está à frente do Leão do Pici (apelido do clube). 

A defesa também se destacou, com apenas 31 gols sofridos (0,86 por partida). Apenas a Ponte Preta, com 30 gols tomados, foi menos vazada.

Veja mais: 'Manager', referência e cuidados na rotina do clube: a força de Ceni no título do Fortaleza na Série B

4 - Gustagol

Após passagem apagada pelo Corinthians, o atacante Gustavo Henrique Sousa, o Gustagol, se tornou destaque e ídolo da torcida do Fortaleza. Emprestado pelo clube paulista até o final do ano, Gustagol já estreou no Campeonato Cearense fazendo os quatro gols da goleada sobre o Uniclinic. Na Série B foi decisivo em vários jogos, como nas vitórias sobre o Guarani, na estréia do campeonato, e no triunfo sobre o Paysandu, já na reta final. Na temporada, foram 16 gols no Cearense e 12 gols no Brasileirão da Série B. 

5 - Gestão

Ao lado de outros clubes com bom mercado regional, o Fortaleza optou por produzir seu próprio material esportivo e produtos oficiais, vendendo-os diretamente aos seus torcedores. Com isso, pôde ostentar índices positivos. O aumento inicial do número de produtos vendidos foi de 150%, com estimativa de venda de 61 mil peças ao longo do ano.

"Para os clubes do nosso patamar, as empresas não oferecem dinheiro e descobrimos um novo negócio", afirma Marcelo Paz, presidente do Fortaleza. 

O Fortaleza também investiu em seu programa de sócio-torcedor, buscando uma renda extra nos jogos em casa pela Série B do Brasileirão. Atualmente, segundo o Torcedômetro, ranking que mede o número de associados de cada clube, o Leão do Pici conta com 13.847 sócios-torcedores, o que lhe garante o 20º lugar entre os clubes do Brasil. Com o acesso à Série A, a expectativa é que esse número cresça ainda mais.

Curta a página R7 Esportes no Facebook

Conheça os times de futebol que usam animais em seus escudos

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.