Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Todos os clubes da Série A estão sem atividades em quarentena

Com todos campeonatos parados, equipes dispensam jogadores para ficarem em casa para evitar propagação do coronavírus, mas com treinos físicos

Futebol|

Coronavírus faz equipes paralisarem treinos e dispensar jogadores
Coronavírus faz equipes paralisarem treinos e dispensar jogadores Coronavírus faz equipes paralisarem treinos e dispensar jogadores

A partir desta quarta-feira (18) não há mais treinos marcados para nenhum dos 20 times da Série A do Campeonato Brasileiro deste ano. A pandemia do coronavírus fez as diretorias e comissões técnicas de todos os clubes decidiram dispensar os atletas, na maioria dos casos por tempo indeterminado.

O pedido é para todos ficarem em casa e cumprirem, no isolamento, uma rotina de exercícios físicos e de alimentação balanceada para a manutenção da forma física com o objetivo de evitar a propagação da doença.

Leia também

O último clube a ter iniciado a quarentena do elenco foi o Atlético Goianiense. A equipe recém-promovida à elite do futebol nacional realizou a atividade final na manhã desta quarta-feira, em Goiânia, e na sequência reuniu os jogadores para passar as orientações sobre a pausa. O treino já estava marcado anteriormente e foi mantido porque apenas na noite da última terça-feira, a federação local anunciou a suspensão do Campeonato Goiano.

A paralisação veio depois de um pedido do rival do Atlético Goianiense, o Goiás. A equipe esmeraldina se recusou a treinar na terça-feira e não queria disputar os jogos restantes do torneio estadual com os portões fechados, como havia sido previsto anteriormente. Os jogadores chegaram até mesmo a gravar um vídeo de manifesto para se atender as recomendações de saúde. A diretoria do clube apoiou a decisão.

Publicidade

No futebol paulista, a liberação dos jogadores foi formalizada na última segunda-feira pelos quatro grandes do Estado. Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo interromperam as atividades e enviaram aos jogadores cartilhas de prevenção, fora planilhas de treino para que possam manter a forma mesmo quando estiverem distantes das atividades no clube. Inicialmente apenas vão continuar nos centros de treinamento jogadores em trabalho de recuperação de lesões.

Veja mais: CBF estuda medida radical. Anular os Estaduais de 2020

Publicidade

"O clube vai parar inicialmente por 20 dias. Já mandamos uma cartilha com indicações gerais, sintomatologia, como evitar, prevenção e hospitais de referência. O DM (departamento médico) do Santos vai funcionar no período da manhã em um regime menor de trabalho para atender possíveis casos", disse o coordenador do departamento médico do Santos, Ricardo Galotti, à TV do clube.

O Fluminense chegou a divulgar no site oficial que passou aos atletas orientações para evitar a preocupação excessiva nesse período. A psicóloga do clube, Emily Gonçalves, explicou ao elenco a necessidade de fazerem atividades para amenizar o estresse. "Recomendamos algumas coisas em relação a isso, de se informarem, mas não ficarem impregnados pelo assunto, assim como pela distância do trabalho. Fazer coisas que gostam também é uma recomendação", comentou.

Publicidade

O clube carioca promete ainda manter contato da comissão técnica com os jogadores por mensagens e telefonemas para repassar orientações exclusivas a cada atleta sobre qual treinamento deve ser feito. "Procuramos montar exercícios que podem ser feitos nessas condições. As dúvidas podem ser sanadas com facilidade através da tecnologia atual. É uma atitude muito importante, já que não temos ainda nenhuma previsão conclusiva de retorno", afirmou o preparador físico do Fluminense, Marcos Seixas.

Curta a página do R7 Esportes no Facebook

Nada de folga! Coronavírus obriga jogadores treinar em casa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.