Futebol Título, vaga no G4 e rebaixamento: o que está em jogo na última rodada

Título, vaga no G4 e rebaixamento: o que está em jogo na última rodada

Palmeiras precisa de apenas um empate para conseguir o 12º título do Brasileirão

  • Futebol | Do Live Futebol BR

Palmeiras está próximo de conquistar o título

Palmeiras está próximo de conquistar o título

Amanda Perobelli/Reuters - 03.12.2023

A noite desta quarta-feira (6) promete muitas emoções com a realização da última rodada do Campeonato Brasileiro. Ainda há muita coisa para ser definida, tanto na parte de cima quanto na parte debaixo da tabela de classificação.

Clique aqui e receba as notícias do R7 Esportes no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto

Na liderança isolada, com três pontos de diferença para o Atlético-MG e o Flamengo, o Palmeiras visita o Cruzeiro, em Belo Horizonte (MG), precisando de um simples empate para conquistar o 12º título brasileiro da história.

Mas o troféu pode vir até mesmo com uma derrota. Se Atlético-MG e Flamengo vencerem Bahia e São Paulo, respectivamente, empatarão com o Palmeiras na pontuação e no número de vitórias, mas precisarão tirar a diferença no saldo de gols. O Verdão tem 31 de saldo, contra 23 do Galo e 15 do Fla.

Briga pelo G4
Estão em jogo também as outras três vagas no G4 — o Palmeiras já está garantido. Atlético-MG (66 pontos), Flamengo (66) e Grêmio (65) dependem das próprias forças para se classificarem diretamente à fase de grupos da Copa Libertadores.

A única ameaça ao trio é o Botafogo. A sequência de dez jogos sem vitória fez o Fogão deixar escapar o título e cair para o quinto lugar, com 64 pontos. Além de ganhar do Internacional, em Porto Alegre (RS), o time comandado por Tiago Nunes tem que torcer por derrota de Atlético-MG, Flamengo ou Grêmio.

Depois de sonhar com o título, o Bragantino teve uma queda de produção nas últimas rodadas e vai se contentar com a classificação à Pré-Libertadores. Em sexto lugar, o Massa Bruta não pode mais ser alcançado pelo Athletico-PR e também não consegue chegar ao G4.

Vaga na Sul-Americana
Com Athletico-PR, Internacional, Fortaleza, Cuiabá e Corinthians classificados, falta apenas uma vaga brasileira na Copa Sul-Americana do próximo ano. Hoje ela é ocupada pelo Cruzeiro, que aparece em 14º lugar, com 46 pontos.

A Raposa se classifica com um empate diante do líder Palmeiras, em Belo Horizonte (MG). Se tropeçar, vai precisar torcer por um vacilo do Santos diante do Fortaleza, na Vila Belmiro. Em caso de vitória, o Peixe igualaria a pontuação e ficaria na frente pelo número de vitórias.

Contra o rebaixamento
A última vaga na zona de rebaixamento será preenchida por Bahia, Vasco da Gama ou Santos, que estão com 41, 42 e 43 pontos, respectivamente. O trio luta para não fazer companhia a América-MG, Coritiba e Goiás.

O Bahia precisa ganhar do Atlético-MG, em Salvador (BA), e torcer por tropeços de Vasco ou Santos, que recebem Bragantino e Fortaleza, respectivamente. Em caso de empate, o Tricolor escapa da Série B se o Gigante da Colina for derrotado, pois levaria vantagem no saldo de gols.

Vasco da Gama e Santos chegam à última rodada dependendo apenas de si para escaparem da Série B. Em caso de empate ou derrota, precisam torcer por tropeços de um dos seus adversários diretos.

Não é só o Botafogo! Veja outros times que perderam edições do Brasileirão que estavam 'ganhas'

Últimas