STJD marca julgamento de Rafael Ramos por injúria racial
Lateral do Corinthians será julgado pela acusação de injúria racial a Edenílson, do Inter, e pode pegar até dez partidas de suspensão
Futebol|Do Live Futebol BR
O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) marcou para as 10h da próxima terça-feira, dia 30 de agosto, o julgamento de Rafael Ramos, lateral-direito do Corinthians, no caso de acusação de injúria racial a Edenílson, jogador do Internacional.
Denunciado pela procuradoria por supostamente ter chamado o adversário de macaco, em duelo entre os times no dia 14 de maio, o jogador português nega a ofensa.
Rafael Ramos foi enquadrado no artigo 243-G do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que trata sobre “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.
No âmbito desportivo, a pena para esse tipo de infração é de suspensão de cinco a dez partidas, e uma multa que pode variar de R$ 100 a R$ 100 mil.
Auditor do inquérito que apura esse caso, Paulo Sérgio Feuz argumentou que as provas, principalmente a perícia labial contratada pelo STJD, revela “indícios fortes” de uma ofensa racial por parte do jogador do Corinthians.
Uma perícia feita a pedido da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, afirmou que não é possível identificar o que foi dito pelo lateral português a Edenílson. Mesmo assim, o delegado Roberto Sahagoff, responsável pela apuração do caso, disse que irá indiciar o atleta do Timão pelo crime na Justiça comum.
O episódio aconteceu no jogo entre Internacional e Corinthians, ainda no primeiro turno do Brasileirão. A partida, que terminou empatada por 2 a 2, chegou a ser paralisada quando Edenílson afirmou à arbitragem que teria ouvido ofensas de cunho racista partindo de Rafael Ramos.
No momento, o lateral desfalca o Corinthians, pois se recupera de uma lesão muscular na coxa. Em início de transição do departamento médico para o campo, o português não foi relacionado para o jogo desta quarta-feira (24) contra o Fluminense, pela semifinal da Copa do Brasil.
Corintianos são alvos de racismo pela terceira vez diante do Boca: relembre casos contra brasileiros