STJD marca julgamento de Rafael Ramos por injúria racial
Lateral do Corinthians será julgado pela acusação de injúria racial a Edenílson, do Inter, e pode pegar até dez partidas de suspensão
Futebol|Do Live Futebol BR

O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) marcou para as 10h da próxima terça-feira, dia 30 de agosto, o julgamento de Rafael Ramos, lateral-direito do Corinthians, no caso de acusação de injúria racial a Edenílson, jogador do Internacional.
Denunciado pela procuradoria por supostamente ter chamado o adversário de macaco, em duelo entre os times no dia 14 de maio, o jogador português nega a ofensa.
Rafael Ramos foi enquadrado no artigo 243-G do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que trata sobre “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.
No âmbito desportivo, a pena para esse tipo de infração é de suspensão de cinco a dez partidas, e uma multa que pode variar de R$ 100 a R$ 100 mil.
Auditor do inquérito que apura esse caso, Paulo Sérgio Feuz argumentou que as provas, principalmente a perícia labial contratada pelo STJD, revela “indícios fortes” de uma ofensa racial por parte do jogador do Corinthians.
Uma perícia feita a pedido da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, afirmou que não é possível identificar o que foi dito pelo lateral português a Edenílson. Mesmo assim, o delegado Roberto Sahagoff, responsável pela apuração do caso, disse que irá indiciar o atleta do Timão pelo crime na Justiça comum.
O episódio aconteceu no jogo entre Internacional e Corinthians, ainda no primeiro turno do Brasileirão. A partida, que terminou empatada por 2 a 2, chegou a ser paralisada quando Edenílson afirmou à arbitragem que teria ouvido ofensas de cunho racista partindo de Rafael Ramos.
No momento, o lateral desfalca o Corinthians, pois se recupera de uma lesão muscular na coxa. Em início de transição do departamento médico para o campo, o português não foi relacionado para o jogo desta quarta-feira (24) contra o Fluminense, pela semifinal da Copa do Brasil.
Corintianos são alvos de racismo pela terceira vez diante do Boca: relembre casos contra brasileiros
A atual edição da Libertadores tem estampado capas de jornais não só pelo que ocorre dentro das quatro linhas. Episódios de racismo contra times brasileiros têm sido cada vez mais comuns. Só em 2022, foram dez casos contra equipes como Corinthians, Flu...
A atual edição da Libertadores tem estampado capas de jornais não só pelo que ocorre dentro das quatro linhas. Episódios de racismo contra times brasileiros têm sido cada vez mais comuns. Só em 2022, foram dez casos contra equipes como Corinthians, Fluminense, Flamengo e Palmeiras. Relembre todos os episódios na galeria a seguir