Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

STJD denuncia Eurico Miranda por ataques à CBF

Presidente do Vasco reclamou de vice da entidade e criticou árbitro Ricardo Marques

Futebol|Do R7

  • Google News
Arbitragem polêmica de Ricardo Marques gerou muita reclamação
Arbitragem polêmica de Ricardo Marques gerou muita reclamação

Presidente do Vasco, Eurico Miranda foi denunciado nesta segunda-feira (19) pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pelas acusações que fez à CBF na última semana, principalmente ao vice da entidade Delfim de Padua Peixoto Filho, presidente da federação catarinense, e ao árbitro Ricardo Marques Ribeiro.

Após reclamar da presença de Peixoto nos vestiários dos juízes e dizer que a arbitragem de Ricardo Marques foi mal-intencionada no empate do Vasco contra a Chapecoense por 1 a 1, na última quinta-feira, Eurico foi denunciado pelo Tribunal por desrespeito, conduta contrária à disciplina e à ética desportiva e por incitar o ódio ou a violência.


De acordo com o STJD, o cartola corre risco de pegar um gancho de 15 a 180 dias por cada infração do artigo 258 do CBJD e de multa de R$ 100 mil e suspensão entre 360 a 720 dias em relação ao artigo 243-D.

Para ser enquadrado pelo Tribunal, o presidente vascaíno acusou à CBF de prejudicar o time e chegou a ameaçar, na última sexta-feira, a entidade com uma possível “guerra sem cartel”.


“Algo está sendo tramado para impedir que o Vasco alcance o objetivo dele. Estou responsabilizando diretamente o presidente da CBF e essa comissão de arbitragem, que tem obrigação de mandar apurar a denúncia que estou fazendo ao presidente da Federação de Santa Catarina. Não vai ser só a Justiça Comum, nem vai ser a Justiça Desportiva. Vai ser declaração de guerra sem quartel. Esse Sr. Marco Polo Del Nero vai ver o que vai acontecer por parte do Vasco se essas providências não forem tomadas. Não jogo conversa fora. Será guerra sem quartel. Consequências eu não sei, tudo pode acontecer ... Daqui para a frente, prejudicou o Vasco, vai sofrer as consequências. Vou repetir, guerra sem quartel”, disse ele no dia seguinte ao empate com a Chapecoense.

Matemática aponta Corinthians 95% campeão e Vasco muito perto da Série B


Procuradoria de Milão pede absolvição de Kaká em caso de fraude fiscal

Na denúncia contra o dirigente, o STJD considerou que Eurico se expressou de forma ofensiva contra a arbitragem.


"No entender da Procuradoria, ao se expressar de forma ofensiva contra a arbitragem, Eurico cometeu infração ao artigo 258, inciso II do CBJD (desrespeitar a equipe de arbitragem) ao afrontar os preceitos de boa ética e do fair play e infração ao artigo 258 do CBJD (conduta contrária à disciplina) por sustentar sem evidências sobre um possível complô político e sobre a lisura do trabalho realizado pela Comissão de Arbitragem. Por último, ao declarar guerra contra a CBF e seu presidente Marco Polo, o mandatário infringiu o artigo 243-D do CBJD, na medida que incitou a violência entre torcedores".

Assista aos programas da Record no R7 Play

Acompanhe a página de Esportes do R7

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.