Sport e Botafogo empatam em 1 a 1 com gols nos minutos finais
Time pernambucano superou a grande atuação de Gatito Fernández aos 40 minutos do 2º tempo, na Ilha do Retiro, pelo Brasileirão, mas cedeu o empate
Futebol|Cesar Sacheto, do R7
Sport e Botafogo empataram em 1 a 1 nesta segunda-feira (23), na Ilha do Retiro, em Recife, na partida que completou a segunda rodada do Campeonato Brasileiro, com gols marcados nos minutos finais. O goleiro Gatito Fernández foi o grande destaque da partida, livrando o clube alvinegro de uma derrota, sendo vencido somente aos 40 minutos da segunda etapa. Mas o Botafogo surpreendeu ao igualar o placar já nos acréscimos.
Ambos os times seguem sem vencer no Nacional. O clube carioca chegou aos dois pontos na tabela — empatou com o Palmeiras, no Engenhão —, enquanto o Sport somou o primeiro ponto, pois perdeu na estreia para o América-MG por 3 a 0, em Belo Horizonte.
O Botafogo — que faz a partida da volta contra o Audax Italiano-CHI pela primeira fase da Copa Sul-Americana somente no dia 9 de maio — enfrentará o Grêmio, no Engenhão, em jogo marcado para o próximo sábado, pela terceira rodada do Nacional.
Já o Sport, eliminado da Copa do Brasil na segunda fase pelo Ferroviário-CE, volta a campo novamente no domingo para enfrentar o Paraná, em Curitiba, também pelo Brasileirão.
O jogo
A partida teve o nível técnico prejudicado pelas condições do campo. Havia muitas poças d´água e, com isso, os jogadores das duas equipes não conseguiam ter precisão nos passes e arremates ao gol.
Aos 4 minutos, Pimpão dominou a bola de frente para o gol, limpou um zagueiro, mas demorou demais e foi desarmado. Na sequência, o mesmo Pimpão estava pronto para finalizar, mas Ernando cortou a jogada.
Depois, foi a vez de Gatito Fernández salvar o Botafogo em duas grandes jogadas do Sport em sequência. Na primeira, Gabriel furou na pequena área e a sobrou para o meia Marlone que soltou uma bomba. Gatito fez uma defesa sensacional e impediu o gol da equipe recifense.
Logo depois, o lateral Sander cruzou pela esquerda, a bola desviou em Brenner, que ajudava a defesa, e quase enganou Gatito. O goleiro teve reflexos e desviou para escanteio.
O goleiro botafoguense ainda fez outras duas defesas importantíssimas nos minutos finais do primeiro tempo. Uma delas após cabeçada certeira de Rogério e a outra para cotar um chute colocado de Gabriel.
O segundo tempo teve o mesmo cenário da primeira metada da partida: os times tentando o ataque, mas esbarrando no mau estado do gramado e Gatito se destacando entre os 22 em campo.
O goleiro botafoguense parou o ataque do Sport novamente aos 9 minutos, quando Rogério dominou na entrada da pequena área e disparou. Mas o paraguaio fechou o ângulo e espalmou para escanteio.
O Botafogo desceu para o ataque na sequência e quase abriu o placar em um belo chute de fora da área de Léo Valência.
Ronaldo Alves se antecipou ao goleiro depois de falta cobrada por Marlone. Mas o zagueiro do time pernambucano estava impedido e o lance foi corretamente anulado pela arbitragem.
Porém, aos 40 minutos, Gatito foi traído pelo desvio de Gustavo em um chute de Everton Felipe e o Sport abriu o placar.
E, quando todos imaginavam que a vitória do time recifense estava consolidada, o Botafogo chegou ao empate com um gol de Rodrigo Lindoso, aos 47 minutos.
Gatito ainda teve tempo de salvar o clube carioca mais uma vez no lance seguinte, antes do árbitro determinar o fim da partida.
Botafogo recupera placar e empate com Sport
SPORT RECIFE: Nelsinho Baptista: "Fizemos uma grande partida"
BOTAFOGO: Valentim após empatar com Sport: "Campo impraticável"
Veja quem são os brasileiros nas semifinais da Liga dos Campeões: