Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Chefe da arbitragem admite erro do VAR em não marcar pênalti para o Corinthians contra o Grêmio

'A equipe focou muito a ação do atacante e esqueceu de avaliar a ação do defensor', avalia Wilson Luiz Seneme

Futebol|Do R7

Matheus Bidu protagonizou lance polêmico no domingo (12)
Matheus Bidu protagonizou lance polêmico no domingo (12)

Chefe da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Wilson Luiz Seneme admitiu nesta terça-feira (14) que o árbitro Rodrigo José Pereira Lima errou em não anotar o pênalti de João Pedro em Matheus Bidu no jogo entre Corinthians e Grêmio em Porto Alegre, logo aos 9 minutos.

No programa semanal sobre arbitragem no site da entidade, Seneme disse que a equipe do VAR "esqueceu de avaliar o defensor".

Depois do jogo, a CBF divulgou o áudio do diálogo entre a arbitragem de campo e o VAR durante a revisão do lance cometido por João Pedro em Matheus Bidu.

A decisão foi pela não marcação do pênalti. Rodrigo de Lima grita, imediatamente: 'Se jogou, nada, se jogou', mas o VAR pede a ele para 'segurar' e espera a bola ficar fora de jogo para iniciar a análise.


Clique aqui e receba as notícias do R7 Esportes no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp


Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Assine a newsletter R7 em Ponto


"Ele encosta os braços no corpo dele. Tem até um contato com a perna do jogador, mas não faz derrubar. Ele cai, não é esse contato que faz derrubar", disse o árbitro de vídeo Rafael Traci ao avaliar a ação de João Pedro. "Concordo, e ele ainda faz a passada para a queda, o jogador de branco", acrescentou a assistente de VAR, Charly Wendy Straub Deretti.

O lance foi bastante frisado nesta terça, com a CBF utilizando outras câmeras. Seneme admitiu que a equipe do VAR ficou muito preocupada com o lance da entrada dura de Bruno Méndez a seguir e esqueceu de avaliar totalmente o lance do pênalti.

"A gente vê o corpo do atacante sendo arremessado para a frente. Ele está em uma ação, e o corpo é arremessado. Ele valoriza? Lógico que valoriza, é óbvio, mas existe a infração", afirmou Seneme. "Não podemos confundir as coisas. A carga faz com que ele projete o jogador para o chão. É uma carga totalmente imprudente do defensor, que já não tinha condição de jogar bola", enfatizou.

E criticou o VAR, apesar de não falar em punições. "A equipe do VAR focou muito a ação do atacante e esqueceu de avaliar a ação do defensor, porque quem comete a falta neste caso é o defensor, não o atacante."

Em lista com Pelé e Endrick, confira os jogadores mais jovens convocados para a seleção

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.