São Paulo e Universidad Católica disputaram a finalíssima da Libertadores de 1993
ConmebolO São Paulo enfrentará a Universidad Católica, do Chile, nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Em sorteio, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (27), ficou definido que o Tricolor seguirá sua caminhada na competição continental diante do time chileno. Com a melhor campanha que seu adversário, o time brasileiro definirá a vaga jogando dentro de casa, no estádio do Morumbi.
Essa não é a primeira vez que as equipes se enfrentam, sendo que em algumas ocasiões os times já protagonizaram jogos históricos, inclusive uma final de Libertadores da América.
Em 1993, o Tricolor Paulista encarou o time chileno na finalíssima da Libertadores. Na ocasião, o time do Morumbi buscava seu segundo título da competição, visto que já havia se consagrado campeão em 1992.
Comandados por Telê Santana, o São Paulo não tomou conhecimento do adversário e goleou na partida de ida por 5 a 1. A vantagem deu uma certa tranquilidade ao clube, entretanto no jogo de volta, a Católica se impôs e venceu por 2 a 0. Apesar da vitória, o placar não foi o suficiente para dar o título aos chilenos.
A final da Libertadores de 1993 foi a primeira vez que as equipes se enfrentaram na história. Depois dos dois jogos da finalíssima, o São Paulo enfrentou a Católica em mais seis oportunidades e manteve o bom retrospecto. Ao todo, são oito jogos, sendo quatro vitórias do Tricolor, três empates e apenas uma vitória da equipe do Chile, justamente a partida da decisão da Libertadores de 1993.
Agora, 29 anos depois, as equipes voltam a se reencontrar em outro torneio continental, mas dessa vez pela Copa Sul-Americana. Os jogos estão previstos para acontecerem na semana do dia 29 de junho e 6 de julho.
Relembre os casos de racismo contra times brasileiros na Libertadores 2022