Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Relembre a história de Kazu, o 1º japonês que jogou no Palmeiras

Ainda em atividade, aos 51 anos, o atacante foi o 1º nipônico a vestir a camisa do clube, que anunciou a chegada do jovem Daiju Sasaki, do Vissel Kobe

Futebol|Cesar Sacheto, do R7

Kazu, de 51 anos, tem contrato com o Yokohama FC, do Japão, até o fim de 2018
Kazu, de 51 anos, tem contrato com o Yokohama FC, do Japão, até o fim de 2018 Kazu, de 51 anos, tem contrato com o Yokohama FC, do Japão, até o fim de 2018

O jovem Daiju Sasaki, de 19 anos, contratado pelo Palmeiras junto ao Vissel Kobe — time onde atua no ídolo espanhol Andrés Iniesta — não será o primeiro japonês a vestir a camisa do time alviverde. O pioneiro foi o lendário atacante Kazu Miura, que incrivelmente ainda está em atividade, aos 51 anos.

Evitar o que Corinthians fez com Zizao. Jura o Palmeiras, com Sasaki

Nascido na cidade de Shizuoka, Kazu deixou a terra natal aos 15 anos em busca do sonho de jogar futebol e ingressou nas categorias de base do Juventus, clube tradicional paulistano, onde se profissionalizou.

Em 1986, o atacante foi emprestado pelo Santos ao Palmeiras para a disputa da Copa Kirim, realizada nas cidades de Fukuoka, Shizuoka e Kioto. Kazu atuou nas vitórias contra o Werder Bremen (4 a 0), seleção B da Argélia (4 a 2) e a seleção japonena (2 a 1).

Publicidade

O veterano assinou contrato com o Yohohama FC, da segunda divisão japonesa, até o fim de 2018. Kazu ainda continua quebrando recordes. No ano passado, se tornou o jogador mais velho a atuar em uma partida profissional e ainda marcou um gol pela equipe.

Japonês ex-Santos e Palmeiras quebra recorde no futebol

Publicidade

Aos 50 anos, Kazu é titular e marca pelo Yokohama

Gol e passagens contra o Palmeiras

Publicidade

Antes de chegar ao Santos, onde fez sucesso, o jogador esteve presente em uma das maiores decepções do Palmeiras das últimas décadas: a derrota por 3 a 2 para o XV de Jaú no Campeonato Paulista de 1985 dentro do Estádio Palestra Itália completamente lotado.

Com a derrota do rival Corinthians por 2 a 1 para o Comercial, naquela manhã de 24 de novembro de 1985, em Ribeirão Preto, uma vitória simples colocaria o Palmeiras nas semifinais do Paulistão daquele ano. No entanto, o time do interior surpreendeu a equipe alviverde e frustrou uma torcida que não comemorava títulos havia quase uma década.

Curta a página do R7 Esportes no Facebook

Kazu também carimbou as redes do Palmeiras com a camisa do Santos em um clássico disputado no Morumbi e vencido pela equipe alvinegra por 2 a 1, em 1990.

No Brasil, o japonês ainda jogou por Coritiba, Matsubara-PR e CRB-AL. Kazu também passou por Genoa (Itália), Dínamo de Zagreb (Croácia) e Sidney FC (Austrália), além dos japoneses Verdy Kawasaki, Vissel Kobe, Kyoto Sanga e Yohohama FC.

Futsal e seleção japonesa

O atacante também teve uma passagem pelo futsal, em 2012, quando defendeu a seleção japonesa no Mundial da Tailândia. No futebol de campo, Kazu jogou pelo Japão entre 1990 e 2001. No entanto, ele nunca disputou uma Copa do Mundo pelo país.

Laços entre Palmeiras e Japão

Historicamente, o Palmeiras mantém boa relação com o Japão. O clube excursionou pela primeira vez ao país asiático em 1967, quando enfrentou a seleção pré-olímpica japonesa.

Atual imperador japonês, Akihito cumprimenta atletas antes de amistoso, em 1967
Atual imperador japonês, Akihito cumprimenta atletas antes de amistoso, em 1967 Atual imperador japonês, Akihito cumprimenta atletas antes de amistoso, em 1967

O Palmeiras já enfrentou cinco clubes japoneses (Yanmar, Jubilo Iwata, Kashima Antlers, Yokohama Fluges e Nagoya Grampus Eight), além da seleção japonesa em três categorias: principal, equipe B e pré-olímpica. No total, foram 12 jogos , com nove vitórias, dois empates e uma derrota.

Acompanhe as notícias do Palmeiras no R7 Esportes

O time paulista também homenageou o centenário da imigração japonesa no Brasil com uma faixa antes da partida contra o Mirassol, pelo Paulistão de 2008.

Quantos clubes trocaram de técnico no Campeonato Brasileiro 2018?

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.