Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Quais são os 7 clubes que vivem os maiores jejuns de título do Brasileirão

Três times que disputam o campeonato neste ano estão há mais de 30 anos sem conquistar o título nacional

Futebol|Do R7

Santos estreia pelo Brasileirão neste domingo (30) com transmissão da Record Reprodução/Reinaldo Campos/ Santos F.C.

O Campeonato Brasileiro retorna neste sábado (29) com cinco jogos. São 20 times que vão disputar o título em 2025. O atual campeão Botafogo enfrenta o Palmeiras no domingo (30). Com o título de 2024, o Fogão saiu da lista dos maiores jejuns do Brasileirão, taça que não levantava há 29 anos.

Leia mais:

O Botafogo representava apenas o quarto lugar da lista de maiores jejuns do principal torneio nacional.

No contexto geral, o Guarani é o time que há mais tempo não comemora a conquista do Campeonato Brasileiro. Campeão em 1978, o Bugre, tradicional equipe de Campinas, interior de São Paulo, foi rebaixado para a Série C pela terceira vez em sua história em 2024.

Em 2025, três times da elite do Brasileirão estão há mais de 30 anos sem conquistar o campeonato nacional. São eles: Internacional, Bahia e Sport. Abaixo. Confira os 7 clubes que há mais tempo não levantam a taça de campeão brasileiro


1 - Internacional

O Internacional detém o maior jejum de títulos nacionais da elite do campeonato brasileiro, com 45 anos sem ter a taça em sua galeria de troféus. A sua última conquista foi em 1979, quando venceu a competição de forma invicta. No jogo do título, no estádio Beira-Rio, os gols marcados por Jair e Falcão deram ao Inter a vitória sobre o Vasco por 2 a 1 e a última glória nacional.

2 - Sport

De volta à Série A depois de três anos, o Sport acumula 37 anos sem comemorar o campeonato brasileiro. A última vez que levou o título do mais importante campeonato nacional foi em 1987, a polêmica Copa Brasil, que recentemente foi reivindicada pelo Flamengo, teve o clube pernambucano como campeão e o Guarani como vice. Os clubes Sport e Guarani venceram seus últimos jogos por W.O., já que Flamengo e Internacional se recusaram a disputar as partidas, seguindo a orientação do Clube dos 13. Na decisão, o Sport venceu o Bugre e, assim, foi declarado campeão brasileiro de 1987 pela CBF.


3 - Bahia

O Esporte Clube Bahia teve seu último título nacional comemorado em 1988. Na sua última conquista precisou reverter o jogo diante do Internacional, que vencia por 1 a 0 em plena Fonte Nova. Bobô, que já tinha marcado o gol de empate, balançou as redes novamente para garantir o triunfo e o último título nacional do Bahia. Antes disso, o clube tinha se consgrado campeão em 1959.

4 - Grêmio

O Grêmio levantou seu primeiro título nacional apenas em 1981. Já a última conquista do Brasileirão veio em 1996. Na época, o título era decidido em dois jogos, ida e volta.


Após ser derrotado por 2 a 0 pela Portuguesa no jogo de ida, em São Paulo, o time comandado por Luiz Felipe Scolari conseguiu reverter o placar no Estádio Olímpico. Com gols de Paulo Nunes e Aílton, o Tricolor Gaúcho garantiu o bicampeonato brasileiro diante de sua torcida. O elenco tinha alguns destaques como Émerson, Carlos Miguel e Dinho. O time seria a base do elenco vitorioso que marcou a década de 1990.

5 - Vasco da Gama

Há 24 anos sem conquistar o Brasileirão, o Vasco se consagrou tetracampeão nacional em 2000. O Gigante da Colina venceu o São Caetano por 3 a 1 no segundo jogo da decisão e garantiu o título. Naquela campanha, o Vasco contava jogadores como Romário, Juninho Pernambucano, Euller e Júnior Baiano, sob o comando do técnico Joel Santana.

Na era dos pontos corridos, o momento mais próximo de um novo título aconteceu em 2011, quando o clube carioca terminou como vice-campeão, atrás do Corinthians.

6 - Santos

O Alvinegro Praiano teve muito sucesso no início dos anos 2000: levantou a taça em 2002 e, quando o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos, triunfou novamente em 2004. Com oito conquistas, o Santos é o segundo maior vencedor da história do Brasileirão.

No título de 2002, sob o comando de Emerson Leão, o time encantou o país com a geração dos “Meninos da Vila”, formada por talentos como Robinho, Diego, Elano, Alex e Léo. Dois anos depois, já comandado por Vanderlei Luxemburgo, o Santos voltou a brilhar. Comandado em campo por Ricardinho, Deivid e o experiente volante Fabinho, o time superou o Athletico Paranaense após 11 rodadas de liderança do rival e se consagrou campeão nacional.

7 - São Paulo

Apesar de ser o único tricampeão brasileiro em sequência na era dos pontos corridos, o São Paulo amarga um jejum de 16 anos sem conquistar o principal título nacional. Campeão em 2006, 2007 e 2008, o time comandado pelo técnico Muricy Ramalho ficou marcado como o “rei dos anos 2000″. Na era vitoriosa, o Tricolor contava com o seu maior ídolo, Rogério Ceni, e também grandes destaques como Miranda, Josué e Hernanes.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.