PSG é multado por usar critérios racistas para contratar jovens
Diretor do centro de formação do Paris Saint-Germain, Bertrand Reuzeau, e responsáveis pela chegada dos jogadores jovens foram multados
Futebol|Do R7
Paris, 22 jan (EFE).- A comissão de disciplina da Liga de Futebol Profissional (LFP) da França impôs nesta terça-feira uma multa de 100 mil euros ao Paris Saint-Germain por incluir critérios étnicos nas contratações de jovens para as categorias de base.
O diretor do centro de formação do PSG entre 2013 e 2015, Bertrand Reuzeau, foi multado em 10 mil euros isentos de pagamento, enquanto Marc Westerloppe e Pierre Reynaud, enquanto responsáveis pela chegada de jovens promessas, foram multados em 5 mil euros cada, também isentos de pagamento.
Veja mais: Seleção de Tite quer se aproximar de torcida na Copa América do Brasil
O caso foi revelado após o "Football Leaks" divulgar no dia 8 de novembro que o PSG introduziu critérios étnicos ao contratar jovens, o que é proibido pela legislação francesa.
O Paris Saint-Germain reconheceu desde então que, entre 2013 e 2017 e a iniciativa de um responsável pela captação, os jogadores foram catalogados segundo a origem étnica, mas alega que isso não implicou "discriminação no nível de observação, avaliação e contratação".
Confira! Desaparecimento de avião: polícia trabalha com quatro hipóteses
Além do processo na LFP, a Procuradoria de Paris abriu uma investigação em novembro que ainda está em andamento. O clube parisiense é investigado neste caso por "coleta de dados de caráter pessoal através de um meio fraudulento, injusto ou ilícito", por "tratamento de dados pessoais sem autorização" e por registro ou conservação de dados nos quais direta ou indiretamente aparecia a origem racial ou étnica dos jogadores. EFE
Copa América e muito mais! Confira aqui o calendário esportivo de 2019