Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente da Espanha se manifesta sobre racismo com Vinicius Jr.: 'Tolerância zero'

Posicionamento de Pedro Sánchez ocorre após o governo brasileiro anunciar que notificará autoridades espanholas sobre o caso

Futebol|Do R7

Presidente da Espanha usou redes sociais para condenar atitudes racistas contra Vini Jr.
Presidente da Espanha usou redes sociais para condenar atitudes racistas contra Vini Jr. Presidente da Espanha usou redes sociais para condenar atitudes racistas contra Vini Jr.

Pedro Sánchez, presidente da Espanha, usou as redes sociais para se pronunciar sobre o último episódio de racismo contra Vinícius Júnior, que aconteceu no domingo (21), em um jogo da LaLiga. A partida entre o Valencia e o Real Madrid terminou marcada por um estádio inteiro chamando o brasileiro de "macaco", e, pela primeira vez, com o próprio atacante da seleção brasileira se pronunciando sobre os casos.

O presidente espanhol reiterou o comunicado oficial publicado pelo Conselho Superior de Esportes da Espanha. Em seu perfil no Twitter, Sánchez escreveu: "Tolerância zero com o racismo no futebol. O esporte se fundamenta nos valores de tolerância e respeito. O ódio e a xenofobia não cabem no nosso futebol nem na nossa sociedade".

A nota publicada pelo Governo da Espanha reitera que episódios como os de domingo são inaceitáveis e condenáveis. "O Conselho expressa sua contundente e enérgica condenação aos insultos racistas que estão ocorrendo no campo do futebol e relembra seu papel ativo na luta contra a violência no esporte", escreveu o órgão.

O que dizem as autoridades no Brasil

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, informou nesta segunda-feira (22) que o Brasil vai notificar oficialmente as autoridades espanholas para que seja aberta uma investigação sobre a LaLiga, responsável pelo torneio de futebol profissional espanhol, após um novo caso de racismo contra o jogador brasileiro Vinícius Júnior.

Publicidade

Leia também

"A gente vai, através do Ministério Público, notificar para que seja investigada a LaLiga e todos os casos. Não dá para a gente ficar só na coisa do 'repudiamos' e em nota sem ação concreta. Agora, a gente vai para cima com o Ministério Público de lá para que eles sejam notificados e investigados", disse Anielle.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia no Telegram

A postura do Real Madrid

O presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, se reuniu na manhã desta segunda-feira (22) com o atacante brasileiro Vini Jr. e prometeu ir "até as últimas consequências diante de uma situação tão repugnante de ódio" ocorrida ontem, no estádio Mestalla, em Valência.

Publicidade

O perfil oficial do Real Madrid, no Twitter, compartilhou imagens em que o presidente do clube merengue e o atacante brasileiro apertam as mãos e conversam sobre os próximos passos. "O presidente do Real Madrid se reuniu com @ViniJr para lhe mostrar o seu apoio e carinho, para informar-lhe todos os passos que o clube está tomando em sua defesa e para confirmar que o clube irá às últimas consequências diante de uma situação tão repugnante de ódio."

Confira o comunicado oficial do Conselho de Esportes na íntegra:

Madri, 22 de maio de 2023

Diante do aumento do número de incidentes violentos no campo do futebol, o Conselho Superior de Esportes deseja declarar:

1. Sua contundente e enérgica condenação aos insultos racistas que estão ocorrendo no campo do futebol. Esses incidentes são intoleráveis ​​e absolutamente condenáveis, não só no esporte, mas também num país como a Espanha, uma terra acolhedora que faz da diversidade a sua bandeira. A xenofobia demonstrada por alguns "loucos" nos constrange como sociedade e como esporte. A violência, o racismo e qualquer tipo de discriminação são a antítese dos valores do esporte, que são precisamente os do respeito, da empatia e do espírito de equipe;

2. Apesar da inadmissibilidade dessas agressões, o Conselho Superior de Esportes é a favor de não generalizar: as injúrias partem de uma minoria de exaltados que confundem paixão com ódio e nunca mais deveriam pisar num campo de futebol. Suas atitudes não são representativas de nossos valores como sociedade e prejudicam a imagem de nosso país.

O Conselho Superior de Esportes recorda ainda o seu papel ativo no combate à violência no esporte, como membro da Comissão de Estado contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Esporte, cuja presidência exerce na época 2022/2023; e a comissão de acompanhamento do Observatório Espanhol do Racismo e da Xenofobia (Oberaxe).

A Comissão Estadual contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Esporte realiza reuniões quinzenais para estudo e análise, proposta de sanção e acompanhamento dos casos de racismo e xenofobia que se verificam no esporte.

Por seu lado, a comissão de acompanhamento do Observatório Espanhol do Racismo e da Xenofobia (Oberaxe) reúne-se duas vezes por ano, a última em 13 de dezembro. Essa comissão voltará a se reunir, conforme previsto, no dia 13 de junho na sede do Conselho Superior de Esportes.

Finalmente, o Conselho Superior de Esportes comunica que vai propor à Real Federação Espanhola de Futebol e à LaLiga o desenvolvimento de uma campanha de sensibilização dirigida aos adeptos, da qual serão chamados a participar os capitães dos clubes de futebol espanhóis, bem como ações de luta contra o flagelo do racismo e da xenofobia e de combate ao discurso de ódio no esporte.

Jornais esportivos na Espanha culpam Vinícius Jr. por caso de racismo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.