Portuguesa renasce no Paulistão, derruba favoritos e agora desafia o Corinthians
Lusa avançou ao mata-mata com um jogo de antecedência, venceu São Paulo e Mirassol na fase de grupos e sonha com vaga nas semis
Futebol|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Portuguesa vive um início de temporada mágico. Após campanhas irregulares em anos anteriores na elite do futebol paulista, a Lusa se reestruturou para 2026 e, mesmo perdendo nas duas primeiras rodadas do Paulistão, conseguiu se classificar para o mata-mata com uma rodada de antecedência e terminou a fase de grupos na quarta colocação, com 15 pontos, atrás apenas de Novorizontino, Palmeiras e RB Bragantino.
A equipe volta ao mata-mata do Paulistão após dois anos. A última vez que chegou às quartas de final, a Portuguesa perdeu para o Santos, nos pênaltis, após empate por 0 a 0 no tempo normal. Um ano antes, a Lusa ficou muito perto de ser rebaixada, mas conseguiu evitar a queda na última rodada. Em 2025, também flertou com o descenso.
Leia mais
Nesta temporada, o conto de fadas da Portuguesa dá motivos para que os torcedores acreditem que a vaga nas semifinais é possível. O adversário é o Corinthians, atual campeão, mas o retrospecto da Lusa neste estadual contra os times considerados grandes é bom. O time só perdeu para o Palmeiras, ainda na primeira rodada. Depois, venceu o São Paulo, em pleno Morumbis, na quarta rodada, e bateu o Mirassol, sensação da última temporada, por 2 a 1, na última e decisiva rodada, eliminando o Leão Caipira do estadual.
A campanha da equipe teve ainda mais três vitórias, diante de Velo Clube, Primavera e Ponte Preta, além de mais duas derrotas, para Capivariano e Guarani.
Parte física pode pesar
Um fator que pode ser determinante no confronto com o Timão é o lado físico. Enquanto o clube do Parque São Jorge entrou em campo na última quinta-feira (19), contra o Athletico, em jogo atrasado do Brasileirão, a Portuguesa terá a semana inteira para se preparar para o duelo.
Além disso, a Lusa decide em casa as quartas de final. Já o Corinthians estará voltando de Curitiba, já que a partida contra o Furacão acontece na Arena da Baixada, na capital paranaense. A expectativa é de um Canindé lotado no próximo domingo (22), às 21h30 (de Brasília).
Após as quartas de final do Paulistão, a Portuguesa volta suas atenções a disputa da Copa do Brasil. Na próxima quinta-feira (26), às 21h30 (de Brasília), a Lusa recebe o Altos pela segunda fase do mais importante torneio de clubes do futebol brasileiro.
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













