Permanecer na Série A é o principal objetivo do Fortaleza para 2019
Diretoria do tricolor busca também a renovação de Rogério Ceni e sua comissão técnica, e assegurar os principais nomes do time para 2019
Futebol|Rodolfo Rodrigues, do R7

Após conquistar o acesso e o inédito título da Série B do Brasileiro, justamente no ano em que comema seu centenário, o Fortaleza pensa agora no seu futuro.
Leia também
Alberto Valentim pede um Vasco forte para evitar o rebaixamento no Brasileirão
O São Paulo deseja Ceni em 2019. O inseguro Leco impede o retorno
Fortaleza e Juventude jogam com sentimentos opostos no Castelão
Após vencer Santos, Chapecoense quer embalar para deixar zona do rebaixamento
Bahia treina menos de um dia depois de triunfo importante frente ao Ceará
FICOU COM A TAÇA: Veja os 5 motivos que fizeram do Fortaleza campeão da Série B
Garantido na primeira divisão de 2019, o tricolor, antes de tudo, quer assegurar a permanência do técnico Rogério Ceni, que tem contrato até dezembro de 2018.
AINDA TEM CAMPEONATO: Vai ter briga até o fim! Veja as chances de acesso na série B
Marcelo Paz, presidente do clube, em entrevista exclusiva ao R7 Esportes, disse ideia é oferecer ao ex-goleiro do São Paulo um contrato longo para ele e sua comissão técnica. "Renovar com Ceni é nossa prioridade", disse o dirigente logo após a conquista da Segundona, no último dia 14.
Rogério, no entanto, ainda não garantiu sua permanência no Fortaleza. "Penso nisso todos os dias", revelou o jogador, que não descarta seguir mais uma temporada pelo clube cearense.
Garantido já nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2019, por ser campeão da Série B, o Forteleza irá disputar também o Campeonato Estadual e a Copa do Nordeste no primeiro semestre de 2020. Mas o grande objetivo do time para a próxima temporada é a sua permanência na Série A do Brasileirão. "Precisamos evoluir em alguns aspectos estruturais para a disputar da Série A e montar um trabalho para que a gente permaneça na primeira divisão para 2020. Sabemos das dificuldades, que tem time que sobe e desce, mas que também tem equipe que sobe e fica. Vamos tentar fazer investimentos desde já e procurar montar o time para que ele comece o Brasileirão de 2019 entrosado. A ideia é segurar a comissão técnica e também os principais destaques ao longo do ano. Este será o nosso principal objetivo para o ano que vem: a permanência na Série A", revelou Marcelo Paz após o conquista.

Tentar renovar os contratos dos principais jogadores do elenco que disputou a Série B de 2018 é também outra questão que o clube pretende resolver nos próximos dias. "Vamos esperara última rodada (no próximo dia 23) e a definição da comissão técnica", disse o presidente.
Entre os jogadores que se destacaram em 2018, está o atacante Gustagol, artilheiro do time na temporada com 28 gols em 44 jogos. Emprestado pelo Corinthians, o centroavante tem contrato até dezembro. Como o time paulista não demonstrou muito interesse em sua volta, é provável que Gustavo siga no tricolor — talvez até em definitivo. Outros atletas emprestados, como o meia Dodô e o lateral esquerdo Leonan, ambos do Atlético-MG, são desejados pelo clube também para 2019.
Projeto "Padrão Ceni de futebol"
Uma das ideias da diretoria do Fortaleza para seduzir e tentar garantir a permanência do técnico Rogério Ceni é de tentar dar a ele um projeto grande, a longo prazo, inspirado no Barcelona da Cruyff nos anos 1990. Chamado de "Padrão Ceni de futebol", o projeto consiste em implentar a metodologia de trabalho e a visão de Ceni no futebol para as categorias de base do clube. "A ideia é fazer com que seu método de trabalho seja executado em todas as divisões. Equipe ofensiva, que gosta de manter a posse de bola. Quando o atleta chegar ao profissional, ele já vai entender como o clube trabalha, assim como o Barcelona fez com o Cruyff. Vamos propor isso e na hora de discutir a renovação", revelou Marcelo Paz logo após a conquista.
Curta a página R7 Esportes no Facebook
Conheça mais sobre 'grau de bike', desafio à gravidade que encanta