Pegou mal! Cidade colombiana recria a queda do avião da Chapecoense e revolta moradores
Prefeito de La Union colocou a réplica como 'homenagem' e 'pensando nos brasileiros' que iriam visitar o local do acidente
Futebol|Do R7
No dia em que o trágico acidente da Chapecoense completa sete anos, a cidade de La Union escolheu um detalhe para a decoração de Natal que causou revolta nos moradores e nas redes sociais: uma réplica, feita de alumínio, do avião da tragédia, que aconteceu em 2016.
A "obra" seria uma "homenagem" às 71 pessoas mortas no acidente. Segundo o prefeito da cidade, Edgar Osorio, a réplica da aeronave da LaMia foi colocada na praça ao pensar "nos nossos irmãos brasileiros. Temos a memória do acidente na terça-feira e sei que muitos deles estarão aqui".
• Clique aqui e receba as notícias do R7 Esportes no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Muitos brasileiros vão a La Union porque o acidente aconteceu no município, na montanha de Cerro El Gordo, rebatizada de Cerro Chapecoense. A cidade é vizinha de Medellín, que era o destino do avião.
Brasileiros e colombianos se revoltaram com a "homenagem", e a prefeitura optou por remover a réplica.
"As decorações de Natal nunca tiveram a intenção de ferir a sensibilidade das pessoas, mas compreendemos o desconforto que causaram, e por isso apresentamos as nossas desculpas e procederemos a sua remoção", afirmou o prefeito.
A cidade tirou o avião e manteve as outras homenagens às vítimas, como um evento religioso e atos institucionais.
Vale lembrar que, dos 71 passageiros, apenas seis pessoas sobreviveram à queda do avião, sendo três jogadores da Chapecoense, um jornalista e dois comissários. O acidente foi causado por uma pane por falta de combustível — planejamento incorreto do voo.