Pedro x Filipe Luís não é a primeira briga entre técnicos e jogadores; relembre outras tretas
Treinador do Flamengo expôs publicamente sua insatisfação com o atacante e incendiou bastidores do Rubro-Negro
Futebol|Do R7

O assunto do momento no futebol brasileiro é a briga entre o atacante Pedro e o técnico Filipe Luís, do Flamengo. Após vitória diante do São Paulo, por 2 a 0, na volta do Brasileirão, o treinador expôs publicamente detalhes do porquê o jogador não havia sido relacionado para o confronto com o Tricolor. A entrevista incendiou o ambiente do Rubro-Negro e o jogador deu sua versão dos acontecimentos por meio das redes sociais, mas não pediu desculpas.
A briga de Pedro e Filipe Luis, porém, não é a primeira vez que um jogador e um treinador se desentendem publicamente. Os bastidores da bola revelam, até de forma mais comum do que imaginamos, que muitas vezes o descontentamento não fica só nos bastidores. Relembre outras tretas.
Fernando Diniz x Tche Tche
Num dos casos mais recentes (e mais lembrados), Fernando Diniz, em 2021, era técnico do São Paulo e liderava o Brasileirão. Em partida contra o RB Bragantino, que terminou em vitória do Massa Bruta, Diniz se desentendeu com o meio-campista e xingou o jogador aos gritos.
“Seu ingrato do c…, seu perninha do c…, seu mascaradinho. Vai se f…”, disparou o treinador na beira de campo. O episódio acabou sendo um ponto de divisão no trabalho de Diniz, que acabou demitido mesmo antes do fim do Brasileirão.
Leia mais
Mano Menezes x Marcelo
No ano passado, Mano Menezes era técnico do Fluminense quando se envolveu em uma confusão com o lateral Marcelo. Na ocasião, na 32ª rodada do Brasileirão, contra o Grêmio, Mano chamou Marcelo para entrar na partida, mas desistiu da substituição logo na sequência, o que gerou estranhamento.
O técnico disse ter ouvido “algo que não gostou” e o lateral foi mandado de volta ao banco de reservas. No dia seguinte, o Fluminense anunciou a rescisão com o lateral. Segundo relatos, Marcelo, ao ser tocado por Mano no braço, teria dito que o treinador queria “fazer média” com a torcida, o que enfureceu o técnico gaúcho.
Mano Menezes x Yuri Alberto
No início de 2024, Mano era técnico do Corinthians quando protagonizou outra treta com um de seus comandados. Na ocasião, a briga foi com o atacante Yuri Alberto. Insatisfeito com a atuação do atleta contra o São Bernardo, em partida do Paulistão, o técnico perdeu a paciência após Yuri chegar atrasado em uma disputa de bola e quase tomar o segundo cartão amarelo.
“Você é burro? Você é burro?”, disparou Mano Menezes na beira do campo. Logo na sequência, Yuri Alberto foi substituído. Após o apito final, o atacante reclamou com o treinador e os dois conversaram ainda no gramado.
Oswaldo de Oliveira x Ganso
Em 2019, durante partida contra o Santos, pelo Brasileirão, que terminou empatada, Oswaldo decidiu substituir Paulo Henrique Ganso. Enquanto saia de campo, Ganso chamou o treinador de “burro” inúmeras vezes. O técnico devolveu o chamando de “vagabundo”. O episódio terminou com Oswaldo sendo demitido.
Romário x Luxemburgo
Voltando no tempo, lá atrás, em 1995, Luxemburgo e o baixinho Romário brigaram. O ano marcava o centenário do Rubro-Negro, mas não faltaram situações polêmicas na Gávea. Romário retornava ao futebol brasileiro após ser campeão do mundo e ter sido eleito o melhor jogador do planeta.
O baixinho queria regalias no Flamengo, mas Luxa se opôs ao tratamento “diferenciado” para o centroavante. A queda de braço terminou com o “pôfexo” sendo desligado do Rubro-Negro.
Neymar x Dorival Jr.
Em 2010, Neymar protagonizou um de seus piores momentos no futebol. Após ser impedido de cobrar um pênalti contra o Atlético-GO, o atacante do Santos xingou Dorival. As tentativas de conter a irritação do jogador também terminaram em xingamentos, com Neymar se desentendendo também com o capitão do time na época, o zagueiro Edu Dracena.
Nas rodada seguintes, Dorival queria deixar Neymar afastado do time como forma de punição pelo comportamento negativo do craque. No entanto, a diretoria santista bateu o pé pela manutenção atacante no time. Na queda de braço, o treinador acabou perdendo e foi desligado do Peixe.