No meio da temporada, River chega ao Mundial sem desgaste físico
Ao contrário do Grêmio em 2017, time argentino se prepara para provável final com praticamente mesmo número de jogos do Real Madrid no ano
Futebol|André Avelar, do R7
Pelo segundo ano consecutivo, o Mundial de Clubes da Fifa é disputado logo depois da final da Copa Libertadores. À parte o adiamento da decisão da competição sul-americana, os torneios em sequência não atrapalharam a preparação física do River Plate-ARG, assim como o Real Madrid, um dos favoritos para o título do torneio que começa nesta quarta-feira (12), nos Emirados Árabes Unidos.
A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) iniciou ainda no ano passado mudanças para o seu principal torneio. No que diz respeito ao calendário, a competição passou a ser disputada já em 2017 ao longo de todo o ano, com a final no segundo semestre. O Grêmio, então campeão da América, foi a primeira equipe a experimentar tal mudança. Diante do Real Madrid, o time gaúcho bem que tentou, mas acabou perdendo a decisão.
Em final de temporada, o time de Renato Gaúcho chegou aos Emirados Árabes com 77 jogos disputados. Na semifinal, precisou da prorrogação para passar pelo Pachuca-MEX, com o placar mínimo. Na grande decisão, enfrentou o Real Madrid, que estava no auge da sua preparação física, com apenas 31 partidas disputadas, e perdeu. Internamente, o Grêmio tentou deixar de lado fatores da preparação, mas a diferença de ritmo dos jogadores era nítida.
Para este ano, na provável final entre Real Madrid e River Plate, os times somam 33 e 46 jogos disputados respectivamente. A diferença no número de partidas entre argentinos e brasileiros se dá pelo fato do calendário nacional ser inchado — no caso do Grêmio daquele ano, com Primeira Liga, Gaúcho, Copa do Brasil e Brasileiro. O River, do técnico Marcelo Gallardo, disputou apenas jogos do Argentino 2017/2018 no cenário nacional. O Real Madrid esteve na Espanha apenas a Copa do Rei e o Espanhol.
COSME RÍMOLI: Felipão trava a cobiça do Flamengo por Felipe Melo
Leia também
Motoboy volta a correr em SP e realiza sonho de conhecer ídolo
Jogador adota sobrenome indígena e reacende debate racial no Chile
Espaço mantém viva a tradição do futebol de botão em São Paulo
Saiba quem é Adão Rosa, o tatuador de Neymar e favorito dos boleiros
'Grau de bike' movimenta periferia com fenômeno da internet
Da final contra Boca Juniors em Madri, transferida de Buenos Aires depois da violência da torcida contra o ônibus dos adversários, o River Plate seguiu na última terça direto para a preparação em Abu Dhabi. Se o time não comemorou em casa com a torcida, os interessados em viajar também tiveram pouco tempo em se programar financeiramente para a compra de passagens áreas. Em cima da hora, a passagem para o local do torneio pode facilmente ultrapassar os R$ 10 mil.
O Mundial de Clubes começa nesta quarta com Al Ain-EAU x Team Wellington-NZL, a partir das 13h30 (de Brasília), no estádio Hazza Bin Zayed. O vencedor enfrenta o Espérance-TUN, todos no caminho do River Plate na chave. A primeira partida do Real Madrid acontece na outra quarta-feira (19), contra o vencedor de Kashima Antlers-JAP e Guadalajara-MEX.