Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Neymar em números: o que craques tinham com 10 anos de futebol

Jogador ainda persegue primeira Copa, enquanto Pelé, Maradona e Ronaldo já haviam conquistado Mundial; jogos e gols batem Messi e Cristiano Ronaldo

Futebol|André Avelar, do R7

Em tempos de marcas redondas, como os dez anos de carreira de Neymar, completados nesta quinta-feira (7), as nem sempre justas comparações tomam conta dos debates esportivos. Se o atual camisa 10 da seleção brasileira e do Paris Saint-Germain é o maior jogador brasileiro depois de Pelé, já é polêmica passada. Agora resta saber o que outros craques haviam feito com uma década de futebol na carreira.

Os números, colhidos com auxílio da plataforma "O Gol", ajudam a entender o que Neymar e outros seis grandes jogadores do futebol mundial já haviam conquistado. Se o primeiro ainda busca ganhar uma Copa do Mundo, por exemplo, Pelé (1958 e 1962), Ronaldo Fenômeno (1994 e 2002) e Diego Maradona (1986) já tinham levantado a glória máxima do futebol mundial.

Leia mais: Nos 10 anos de carreira de Neymar veja 10 grandes momentos do 10

Mas os números não são somente 'contra' o atleta mais caro da história do futebol em relação aos dez primeiros anos de carreira dos comparados — Pelé terminou a carreira com 1.286 gols, mas aqui são contados 'apenas' os primeiros 505, relativos aos dez anos iniciais do Rei do Futebol, assim como com os outros craques.

Publicidade

Leia também

O número absoluto de troféus certamente coloca o eterno Menino da Vila entre os primeiros das listas seja lá por qual critério. Neymar tem ainda mais títulos que Zico (20 a 9), mais jogos que Messi (560 a 482), mais gols que Cristiano Ronaldo (349 a 324) e por aí vai. Se a Copa do Mundo pesa, ou a falta dela, Neymar se destaca com a inédita medalha de ouro olímpica, nos Jogos do Rio 2016. Além disso, a Libertadores 2011 e a Liga dos Campeões 2013/2014 merecem lugar especial na galeria de troféus.

E mais: Há dez anos, Neymar fazia seu 1º jogo como profissional no Santos

Publicidade

Neymar ainda se recupera da segunda lesão no pé direito. Depois de passar o Carnaval no Brasil, o jogador voltou em tempo de acompanhar dos camarotes do Parque dos Príncipes a eliminação do PSG diante do Manchester United, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. O jogador ainda perderá os amistoso da seleção contra Panamá (dia 23) e República Tcheca (26), preparatórios para a Copa América, que acontece de 14 de junho a 7 de julho.

Curta a página de Esportes do R7 no Facebook

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.