Na briga contra o rebaixamento, Neymar consegue voltar à seleção brasileira com o Santos?
Camisa 10 ficou de fora da primeira convocação de Carlo Ancelotti e perdeu forças para retorno após goleada para o Vasco
Futebol|Carol Malheiro*, do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Neymar voltou ao Santos no início de 2025 com um objetivo claro: recuperar a forma física e mental para liderar a seleção brasileira na conquista da Copa do Mundo de 2026. Porém, a menos de um ano da competição, o jogador brasileiro enfrenta dificuldades para entrar na lista de convocados para disputar as Eliminatórias pelo Brasil.
A uma semana da segunda convocação de Carlo Ancelotti, o camisa 10 do Santos sofreu a maior goleada da carreira contra o Vasco. Às lágrimas, após a derrota por 6 a 0, Neymar não pôde ajudar em muito à equipe, além de dar uma assistência para o gol anulado de Guilherme no segundo tempo.
Neymar não joga pela seleção há quase dois anos
Sofrendo com graves lesões nas últimas temporadas, Neymar não entra em campo pela seleção brasileira há quase dois anos. A última partida que fez com a amarelinha foi na derrota para o Uruguai por 2 a 0 no dia 17 de outubro de 2023. Na ocasião, o atleta sofreu uma grave lesão que o deixou de fora dos gramados por um ano e meio.
Durante o período de ausência do camisa 10, a seleção teve três técnicos diferentes e disputou uma Copa América. O jogador chegou a ser convocado por Dorival Júnior em março deste ano, mas foi cortado devido a uma lesão na coxa, sofrida nas quartas de final do Paulistão 2025. Neymar também apareceu na primeira pré-lista de Carlo Ancelotti, mas acabou não sendo chamado.

O principal critério do treinador italiano para deixar de fora o atleta da lista final foi a condição física, já que Neymar estava se recuperando de lesão. Segundo o próprio Ancelotti, ele conversou com o jogador antes da convocação e disse que gostaria de contar com ele para os planos da seleção, desde que o atleta conseguisse se manter em boa forma física.
Neymar apareceu, novamente, na pré-lista enviada pelo treinador e pela comissão técnica à Fifa, na última sexta-feira (15). O jogador foi escolhido entre os 50 nomes antes da goleada sofrida para o Vasco, no domingo (17), e ainda surge com chances de disputar as partidas contra Chile e Bolívia pelas Eliminatórias, em setembro.
Santos de Neymar vive momento ruim
O Peixe, em 15ª colocação do Campeonato Brasileiro e na luta para não entrar na zona de rebaixamento, vive uma temporada de oscilação com duas trocas de técnico e sem um estilo de jogo próprio. Antes de sofrer a derrota vexatória, o Santos vinha de duas vitórias consecutivas, inclusive, contra o Cruzeiro, que disputa o Brasileirão no topo da tabela.
A mesma equipe que perdeu de 3 a 0 para o Mirassol e teve de arrancar um empate do lanterninha Sport, também venceu o Flamengo, líder do Brasileirão. Dependente dos momentos de brilhantismo do principal jogador, o Santos raramente consegue bons resultados quando Neymar não está bem em campo.
Neymar está saudável há três meses
Neymar sofreu duas lesões desde que chegou ao Santos no início da temporada e ficou fora por 75 dias. A ausência dele em campo resultou ao Peixe duas eliminações. A primeira nas semifinais do Paulistão para o Corinthians. E, a segunda, na terceira rodada da Copa do Brasil para o CRB nos pênaltis, quando o jogador ainda se recuperava.
Mas desde então, o atleta não voltou a se lesionar e está saudável há três meses, conseguiu uma importante sequência de jogos pelo Peixe, o que atende ao principal requisito de Ancelotti para a convocação. No próximo jogo do Santos pelo Brasileirão, contra o Bahia, Neymar não estará em campo, pois levou o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão.
Neymar precisa torcer para que o desempenho abaixo do Santos enquanto coletivo não prejudique as chances dele de retornar à seleção brasileira. O jogador mantém o foco em ter bons momentos individuais e estar bem na forma física e mental para ter o nome anunciado por Carlo Ancelotti, na próxima segunda-feira (25).
*Sob supervisão de Camila Juliotti
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp