O Santos sofreu talvez a pior goleada de sua história no domingo (17). Diante de 51 mil santistas que lotaram o Morumbis, o Peixe perdeu por 6 a 0 para o Vasco, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, e acabou demitindo Cléber Xavier após o vexame. Apesar de ainda estar fora da zona de rebaixamento, o roteiro da queda de 2023 parece se repetir dois anos depois. Há duas temporadas, quando o Santos foi rebaixado pela primeira vez em sua história, quatro técnicos passaram pela Vila Belmiro: Odair Hellmann, Paulo Turra, Diego Aguirre e Marcelo Fernandes. As demissões de treinador, que foram comuns naquele ano, voltam a acontecer em 2025. Após demitir Pedro Caixinha na terceira rodada do Brasileirão, agora foi a vez de Cléber Xavier ser desligado, na 20ª rodada. Além da troca de treinadores, outro fator que lembra o roteiro do rebaixamento de 2023 é justamente a goleada sofrida para o Vasco. Há dois anos, o Peixe também teve uma goleada marcante sofrida naquela campanha. Na 28ª rodada, o Alvinegro Praiano visitou o Internacional no Beira-Rio e foi goleado por 7 a 1. O 6 a 0 sofrido contra o Vasco, embora seja menor em número de gols sofridos, é muito pior do que a goleada para o Inter. Contra o Cruz-Maltino, o Santos jogava em casa, para 51 mil santistas, num domingo em que a expectativa era dar um salto na classificação. No entanto, após a derrota acachapante, o Peixe novamente se vê cercado pelo risco de rebaixamento. O Santos é 15º colocado, com 21 pontos, dois a menos que o Vitória, primeiro time dentro do Z4. Na próxima rodada, sem Neymar e com a moral abalada, o Peixe visita o Bahia, no domingo (24), às 16h (de Brasília). Em caso de uma nova derrota, a chance do time voltar a zona de rebaixamento é grande.