Hora da revanche? Quartas do Mundial têm reencontro de confrontos históricos
Com gostinho de ‘vingança’, duelos serão reedição de embates recentes em decisões de competições de importância internacional
Mundial de Clubes|Do R7

As quartas de final do Mundial de Clubes começam nesta sexta-feira (4) com um ingrediente extra em campo. Três dos confrontos reúnem equipes que carregam contas antigas e vão em busca de revanche após derrotas em decisões importantes.
O Palmeiras enfrenta o Chelsea em um duelo com gosto de “segunda chance”. Os ingleses venceram os brasileiros na final do Mundial de 2021, disputada em fevereiro de 2022 por conta da pandemia.
Três anos depois, o reencontro coloca frente a frente um Palmeiras em boa fase e um Chelsea em reconstrução, com peças jovens assumindo o protagonismo da equipe.

Do time que venceu o Alviverde naquela decisão, apenas o zagueiro Chalobah segue no elenco. No lado brasileiro, Estêvão é o centro das atenções. O atacante de 17 anos foi vendido ao Chelsea e se apresentará ao clube inglês após o torneio. Inclusive, a joia brasileira pode se despedir do Palmeiras eliminando seu futuro time.
Leia mais:
Outro reencontro acontece entre Paris Saint-Germain (PSG) e Bayern de Munique. Em 2020, os alemães impediram o primeiro título europeu dos franceses ao vencerem a final da Liga dos Campeões por 1 a 0.
O gol foi marcado por Coman, que continua no elenco, assim como Neuer, Kimmich e Goretzka. O PSG, por sua vez, passou por uma reformulação, se desfez de estrelas como Neymar e Mbappé e adotou um modelo com investimentos menos midiáticos. A mudança rendeu frutos, sobretudo sob o comando de Luis Enrique, que encarnou o espirito do futebol francês na última conquista. O clube venceu a Champions deste ano e tenta agora avançar no Mundial diante do velho algoz alemão.
O terceiro capítulo da rodada de reencontros será entre Borussia Dortmund e Real Madrid. No ano passado, os espanhóis venceram os alemães por 2 a 0 na final da Champions. O cenário pouco mudou, mas os dois times ganharam reforços de peso. O Real trouxe Mbappé e o Borussia contratou Guirassy, artilheiro da última temporada na Europa. A partida perde um elemento curioso. Jobe Bellingham, irmão mais novo de Jude, está suspenso e não poderá enfrentar o irmão mais velho, meia do Real.
O único confronto que não envolve clubes europeus será entre Fluminense e Al-Hilal. Ambos chegam às quartas após eliminarem favoritos nas oitavas. O time brasileiro superou a Inter de Milão por 2 a 0, enquanto os sauditas venceram o Manchester City por 4 a 3. Com campanhas parecidas, cada um com duas vitórias e dois empates, os clubes disputam uma vaga na semifinal e garantem a presença de ao menos um time não europeu entre os quatro melhores do torneio.
Quando serão os jogos?
Sexta-feira (4)
- 16h - Fluminense x Al-Hilal
- 22h - Palmeiras x Chelsea
Sábado (5)
- 13h - Paris Saint-Germain x Bayern de Munique
- 17h - Borussia Dortmund x Real Madrid