Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Mourinho elogia Sampaoli e despista sobre trabalhar em time brasileiro

Português comentou duelo entre Santos e River Plate-URU, válido pela Sul-Americana, em transmissão via internet, ao lado do ex-goleiro Júlio Cesar

Futebol|Cesar Sacheto, do R7

José Mourinho fez elogios ao trabalho do técnico santista Jorge Sampaoli
José Mourinho fez elogios ao trabalho do técnico santista Jorge Sampaoli

O técnico português José Mourinho elogiou o colega Jorge Sampaoli, que comanda o Santos, durante comentário em transmissão via internet do empate entre o time brasileiro e o River Plate-URU, nesta terça-feira (12), válida pela primeira rodada da Copa Sul-Americana, em Montevidéu.

Ainda sem clube, após ter sido demitido do Manchester United, Mourinho foi convidado pelo site DAZN para comentar o duelo, junto com o ex-goleiro Júlio César e o ex-atacante Christian Dionísio (ex-Inter, Grêmio, Palmeiras e Corinthians).

Mourinho citou as conquistas e a evolução na carreira de Sampaoli desde o título da Sul-Americana de 2011 pela Universidad de Chile até a conquista da Copa América de 2016 com a seleção chinela.

Leia também

O português acredita que a experiência no Santos poderá ser positiva para que Jorge Sampaoli se recupere do mau desempenho no comando da Argentina na Copa do Mundo de 2018, na Rússia — o selecionado argentino caiu nas oitavas de final com uma derrota por 4 a 3 para a França, que se tornaria a campeã do torneio.


"A carreira dele tem sido tão bonita. Ele começa pela conquista da Copa Sul-Americana pela Universidad do Chile, é campeão sul-americano com o Chile e vai para a Europa. As coisas começam bem no Sevilla e chega o trabalho dos seus sonhos, que é treinar a seleção argentina na Copa e ter sucesso no Mundial. Nesse momento, ele acaba por passar o seu momento mais doloroso. Agora, chegando ao Santos, o Jorge tem tudo para recuperar o passo atrás, que deve ter sido o mais doloroso [da carreira]", enfatizou o treinador europeu.

Para José Mourinho, a dificuldade em comandar um grupo já desgastado pela temporada europeia, além da pressão exercida sobre o craque Lionel Messi, que não teve o mesmo sucesso na seleção que teve com a camisa do Barcelona, foram fatores que prejudicaram o trabalho de Sampaoli na Argentina.


Curta a página do R7 Esportes no Facebook

"Acho que treinar um clube é mais fácil do que treinar uma seleção. Nos clubes, temos os jogadores todos os dias. na seleção, contam-se nos dedos os dias de treinos. Sampaoli é treinador de grande exigência tática, gosta de treinar mecanismos, esquemas que demoram algum tempo [para ser assimilado]. Na Argentina, entrou nesse tipo de dinâmica, com algumas contradições, a pressão enorme de tirar de um jogador de ouro mundo [Lionel Messi] o mesmo rendimento que tem no clube. Também imagino que a pressão social e da mídia não ajudam um treinador a fazer um trabalho com qualidade. Depois, há um ditado português que diz: 'santo da casa não faz milagre'", analisou o português.


Mourinho no Brasil?

O treinador português, que se destacou no Porto e teve passagens por Inter de MIlão, Chelsea, Real Madrid e Manchester United, desconversou sobre a possibilidade de treinar um clube brasileiro no futuro.

"Vocês têm uma cultura muito própria. Tento conhecer o melhor possível. O fato de ter sempre muito brasileiros na minha carreira ajuda. A minha família é apaixonada por férias no Brasil. Aprendi que na vida nunca devemos dizer 'dessa água não beberei'. Mas meus planos são de continuar no futebol europeu", finalizou José Mourinho.

Sobrevivente da tragédia, goleiro quer voltar a jogar pelo Flamengo:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.