Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Lei Pelé garante segurança em alojamentos das categorias de base

CBF também faz exigências para conceder aos clubes o certificado de formador. Incêndio no CT Ninho do Urubu matou dez pessoas nesta sexta (8)

Futebol|Do R7

Parágrafo prevê garantia de segurança nas instalações desportivas dos clubes
Parágrafo prevê garantia de segurança nas instalações desportivas dos clubes

De acordo com um parágrafo da Lei Pelé, sancionada em 2011, uma das exigências para que os clubes possam formar jogadores de futebol é "manter alojamento e instalações desportivas adequados, sobretudo em matéria de alimentação, higiene, segurança e salubridade". O incêndio no CT do Flamengo, nesta sexta-feira (8), matou ao menos dez pessoas

Leia também

TRAGÉDIA: Vítima em incêndio no CT do Fla era primo de Werley, do Vasco

Sancionada em 16 de março de 2011 pela então presidente Dilma Rousseff, o texto alterou a Lei Pelé (9.615/1998) e definiu parâmetros para o funcionamento das categorias de base das agremiações.

A lei contém várias exigências que os formadores devem cumprir. A partir dela, em 2012, a CBF definiu, por meio de uma Resolução de Diretoria (RD) uma série de normas para conceder aos clubes o CCF (Certificado de Clube Formador).


Entre a extensa documentação a ser apresentada pelo clube consta uma declaração assinada por seu presidente informando o número de quartos e de leitos disponibilizados aos atletas no alojamento e a relação completa dos atletas alojados, separados por categoria, além de fotos dos locais.

Veja também: "Fla é responsável", diz advogado que atuou no caso da Chape


O CCF tem validade de dois anos. Atualmente, todos os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, que inclui o Flamengo, e da Série B, têm a certificação.

Pela lei, o atleta só pode assinar contrato profissional a partir dos 16 anos — o clube deve registrá-lo na CBF. Antes, os clubes podem emitir um documento de vínculo não-profissional.


Curta a página R7 Esportes no Facebook

Veja quem são as vítimas da tragédia no CT do Flamengo

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.