Guarani fica de fora da Copa do Brasil após sorteio; entenda
CBF definiu a classificação do Criciúma em sorteio, deixando o Bugre de fora da Copa do Brasil de 2023
Futebol|Do Live Futebol BR
Em sorteio realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta segunda-feira (16), o Guarani ficou de fora da Copa do Brasil de 2023. Melhor para o Criciúma, que ficou com a vaga na competição nacional. O evento foi transmitido pela CBF TV e contou com representantes dos clubes e das federações estaduais de São Paulo e Santa Catarina.
Guarani e Criciúma tiveram de decidir a participação na Copa do Brasil em sorteio por estarem empatados no Ranking Nacional de Clubes da CBF, que dá 10 vagas à competição. Ambos os clubes estão na 33ª posição do RNC de 2023 com exatos 4.128 pontos. Como não há critério de desempate previsto no regulamento, foi realizado o sorteio nesta segunda-feira.
Apesar do sorteio, a disputa pode ainda não ter terminado. Desde antes do evento, o Guarani havia anunciado que iria jogar a Copa do Brasil e que não mediria esforços para garantir o direito à vaga. O Criciúma também fez o mesmo e disse que não descartaria ir à justiça se não fosse o escolhido. O Bugre ainda não se manifestou desde a realização do sorteio.
A polêmica levou a CBF a alterar o critério de classificação dos clubes para a Copa do Brasil de 2024 em diante. A partir da próxima edição, 80 das 92 vagas serão decididas pelas federações de cada estado por meio dos estaduais. As outras 12 vagas vão para os clubes classificados à Libertadores e os campeões de Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B do Campeonato Brasileiro. Se necessário, os times da Série A que ficarem de fora podem completar o certame.
Quem foi o melhor atleta brasileiro de 2022? COB elege com a ajuda dos torcedores