Final da Taça Rio, entre Botafogo e Audax, vale vaga na Copa do Brasil
Com novo formato de classificação, que valoriza os estaduais, o campeão da Taça Rio se garante na próxima edição da competição
Futebol|Do Live Futebol BR
A final da Taça Rio, que começa neste domingo (2), tem uma importância ainda maior para Botafogo e Angra Audax. Quem vencer estará na Copa do Brasil de 2024, enquanto quem perder pode não disputar a próxima edição da competição nacional.
Pelo novo sistema de distribuição de vagas, adotado pela CBF a partir deste ano para a edição de 2024, os campeonatos estaduais são a principal forma de classificação para a Copa do Brasil. Até esta temporada, o ranking de clubes da CBF era utilizado para selecionar os clubes participantes.
Leia também
Com isso, o Campeonato Carioca garantirá cinco vagas na Copa do Brasil de 2024: quatro para os semifinalistas e uma para o vencedor da Taça Rio, disputada pelos quatro melhores times abaixo do G8. Sem o ranking da CBF, o Botafogo pode ficar de fora da competição no ano que vem se não for campeão.
Se for derrotado pelo Audax no placar agregado ou nos pênaltis, o Botafogo terá mais três chances para se classificar à Copa do Brasil: vencer a competição em 2023, ser campeão da Copa Sul-Americana ou ficar no G8 do Campeonato Brasileiro, também se classificando à Libertadores da América em todos os cenários. O Alvinegro também poderia voltar a disputar a Copa Rio, torneio que não joga desde 2000.
A situação do Audax é parecida. Se não conquistar a Taça Rio, terá de ser campeão da Copa Rio, no segundo semestre, para disputar a Copa do Brasil. Além disso, caso o Botafogo conquiste a vaga por outro meio, o clube de Angra dos Reis vai herdar a vaga na competição nacional pelo Campeonato Carioca.
Olha a zebra aí! Finais de estaduais pelo Brasil estão repletas de surpresas