Experiente e talentosa, Croácia quer surpreender no Brasil
Futebol|Do R7
A Croácia, que surpreendeu o planeta com o terceiro lugar na Copa do Mundo da França-1998, chega à Copa do Mundo com um grupo experiente e talentoso que espera voltar a brilhar e tem estreia marcada contra o Brasil, país anfitrião da competição.
A Arena Corinthians de São Paulo receberá a partida de abertura da Copa do Mundo-2014 e verá o retorno da Croácia à Copa, depois da ausência no Mundial da África do Sul-2010.
Sorteada para o Grupo A, a Croácia também duelará com México e Camarões por uma das doze vagas nas oitavas de final do torneio. Com o Brasil como grande favorito, o segundo lugar da chave parece estar aberto, com três equipes de nível parecido.
A seleção croata, comandada pelo técnico Niko Kovac, é liderada por uma base de jogador experientes no mais alto nível do futebol europeu, como Mario Mandzukic (Bayern de Munique), Ivica Olic (Wolfsburg), Darijo Srna (Shakhtar Donetsk), Ivan Rakitic (Sevilla) e Luka Modric (Real Madrid).
Mandzukic, porém, estará suspenso na primeira partida do mundial e não enfrentará o Brasil. Em seu lugar, o brasileiro naturalizado croata Eduardo Da Silva (Shakhtar Donetsk) deverá ocupar a ponta do ataque.
Kovac, ex-capitão da seleção, não poderá contar durante toda a competição com Josip Simunic (Dinamo Zagreb), punido por incentivar gritos fascistas no estádio após a classificação da Croácia para a Copa, em 19 de novembro de 2013. O fato valeu ao zagueiro uma suspensão de dez partidas internacionais.
Entre os jogadores de maior destaque, é evidente a liderança de Luka Modric, que, aos 28 anos, ganhou mais maturidade na última temporada no Real Madrid.
Após quatro temporadas no Tottenham (2008-2012), o meia parece ter ganhado confiança no meio de campo da equipe espanhola, mostrando clareza e visão de jogo, além de um talento para sair de situações complicadas com dribles e fintas.
"Nunca subestimaria a Croácia, sempre jogamos bem nas grandes competições, como a Eurocopa e o Mundial. Queremos mostrar que as pessoas que acham que somos fracos estão enganadas", comentou recentemente Modric, que já vestiu a camisa da seleção 42 vezes, marcando 7 gols.
"Nunca jogamos contra Camarões e México, que são boas equipes com grandes jogadores", analisou o meia, que disse ser algo "muito especial" estrear na Copa contra o Brasil.
Ao seu lado no meio de campo estará Ivan Rakitic. Após um grande ano com o Sevilla, o meia tornou-se um dos jogadores mais cobiçados pelos grandes clubes europeus.
Aos 26 anos e capitão da seleção, Rakitic marcou mais de 10 gols no Campeonato Espanhol, formando ótima parceria com o atacante colombiano Carlos Bacca.
A missão de comandar estes jogadores é do técnico Niko Kovac, ex-jogador que se destacou no futebol alemão e defendeu a Croácia em 83 partidas (14 gols).
Kovac assumiu a seleção depois da demissão de Igor Stimac, que entregou o cargo após a derrota de 2 a 0 para a Escócia na última partida da fase de grupos das eliminatórias europeias, na qual a Croácia ficou no segundo lugar, 9 pontos atrás da líder Bélgica.
Na repescagem, os croatas derrotaram a Islândia e estarão de volta à Copa do Mundo oito anos depois de serem eliminados na primeira fase do Mundial alemão de 2006.
"O Brasil é o favorito óbvio. É uma das melhores equipes do mundo, mas o segundo lugar está totalmente indefinido", explicou Kovac.
Há oito anos, na Copa da Alemanha-2006, Brasil também estreou contra a Croácia, e um golaço de Kaká deu a vitória (1-0) à seleção então comandada por Carlos Alberto Parreira, hoje coordenador técnico da equipe de Felipão.
pm/maz/mcd/am/lg